Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE de São José do Rio Preto surgiu com um grupo de pessoas da sociedade, que movidos por uma causa: dar oportunidade às pessoas com deficiências intelectuais, se mobilizou para fundar uma instituição que concretizasse e tornasse real este objetivo.
Assim em 22 de maio de 1964 foi fundada a APAE e iniciou seu funcionamento em 13 de outubro do mesmo ano, com 13 alunos, em prédio alugado no Bairro Boa Vista.
Sua primeira diretoria teve Nelson de Carvalho Seixas como presidente, Linneu de Alcântara Gil, Fausto Gomes e Laura Pereira dos Santos como vice-presidentes, Nelson Feres Bucater e Walter Benfati como secretários e, Edgard Beolchi e Diniz Correa Leite como tesoureiros, pessoas comprometidas e envolvidas com o bem-estar dos deficientes.

Essa diretoria conquistou, em setembro de 1964, uma área de 6351m2 localizada na Rua Raul Silva, 1863, Nova Redentora, doada pela Prefeitura Municipal na época dirigida por Loft João Bassitt para a construção de sua sede própria, cuja a área foi ampliada até 1975 para 12 mil metros e onde está situada a APAE até hoje.

Na década de 70, a APAE de São José do Rio Preto toma a dianteira Nacional criando, num sítio no distrito de Engenheiro Schimidt a primeira APAE Rural brasileira, graças a doação de 10 alqueires pela Prefeitura na época comandada por Wilson Romano Calil.
Desde sua fundação até o ano 2001, a APAE teve 21 (vinte e uma) diretorias tendo como Presidentes Nelson de Carvalho Seixas, Anys Mansur, Alberto Bechuate, Irton Dirceu Fuscaldo, José Carlos do Amaral, Marcelo Nominato do Amaral e José Arnaldo Silvestre.

Em 01 de março de 2001 assume a APAE uma Diretoria que teve como Presidente o Professor Chafic Balura, que com sua equipe reestruturou os programas de atendimento da Escola de Educação Especial da APAE, finalidade principal da instituição e equilibrou as finanças da instituição, resgatando valores e promovendo a credibilidade da APAE.             
                                                              
Dando seqüência ao trabalho implantado, em seguida, assume a presidência o Senhor Irineu Cocenzo, que foi eleito com a maioria dos votos dos sócios contribuintes para o triênio 2008/2010.

Hoje a APAE oferece atendimento global a 450 pessoas com Déficit Intelectual do nascimento à idade adulta por meio de seus programas de diagnóstico, estimulação precoce, educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além de atividades de esporte, lazer e cultura.

Muitas foram e são as pessoas dedicadas à missão desta Instituição; pais, profissionais e verdadeiros AMIGOS unidos no objetivo de mostrar que o déficit intelectual não é um obstáculo a uma vida produtiva e feliz.

Missão

 

Missão: descreve nossa realidade e reflete nossos valores e prioridades

Visão

 

Prevenir a deficiência, facilitar o bem estar e a inclusão social, educacional e profissional da Pessoa com Déficit Intelectual.

(17) 2136-1200 - apaesjrp@terra.com.br
nas redes sociais