Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Histórico Institucional

 

            Através da mobilização de um grupo de pais, pessoas da comunidade em parceria com a Prefeitura Municipal, a APAE foi fundada em 20 de julho de 1990, para atender as pessoas com deficiências residentes em Portão que buscavam atendimento em municípios vizinhos. Iniciou seu funcionamento na Sede da Associação Comunitária do Cantão. Seu primeiro Presidente Sr. Mário Moog.

            Com a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Portão, a Prefeitura Municipal, na administração do Senhor Valdomiro Selbach, fez uma concessão de área de terra, situada a Rua Paraíba, para construção da sede própria da APAE. Em 19 de setembro de 1992, após o empenho da Diretoria e apoio da com///unidade portonense, a sede da APAE foi inaugurada. Em 2001, novamente em parceria com a Administração Pública, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Lions Clube de Portão e diversos empresários sensibilizados com o trabalho realizado pela  APAE, foi inaugurada a ampliação do número de salas de atendimento pedagógico. Em 2004, o então Presidente da APAE Sr. Paulo Langhammer encaminhou a regularização dos terrenos da Sede nova, sendo então oficializada a doação.

Em 31 de maio de 2007  nossa Escola Especial de Ensino Fundamental Raio de Sol  foi regulamentada pelo Conselho Estadual de Educação, passando a atender alunos do município com deficiência Intelectual e Múltipla Associada.

           No ano de 2008 a APAE recebe da Prefeitura Municipal, na administração do Sr. Elói Besson a concessão de mais uma área de terra, e constrói seu Pavilhão de Eventos “Joel Rodrigo de Mello”, e em 2013 inaugura o “Centro de Recreação Mário Moog”, com praça de brinquedos e campo de futebol sete gramado, este novo espaço é de grande valia para as crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência Intelectual ou Múltipla Associada, para desenvolver suas habilidades motoras e sociais, bem como interagir com a comunidade, pois é um espaço em comum, de alegria e compartilhamento.         

Em 2014 temos como meta a  ampliação de mais quatro salas de aula, pois         atualmente,  é a APAE conta com um número de 178 usuários com deficiência intelectual e/ou múltiplas associadas, que são atendidos nas áreas de: Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudióloga, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Equoterapia, Escola Especial, Educação Física, Oficinas Profissionalizantes (Artesanato, Sabão Ecológico, Sabonetes e Saches, Culinária), Atividades Artísticas( Teatro, Danças Criativas e Gaúchas, Abelhudos),Atividades Esportivas/Competitivas (Natação, Bocha adaptada, Atletismo e Futsal). Desenvolve projetos nas áreas de prevenção, inclusão, trabalho, artes e esportivas.  Também desenvolvemos projetos para geração de renda das famílias como “Mulheres Criativas”.

No dia 28 de fevereiro de 2015 ocorreu à inauguração do prédio de ampliação da Escola Especial

 

Raio de Sol. Foi um momento de grande alegria para todos nós, diretoria, colaboradores, alunos e familiares.

            Atualmente, a APAE conta com um número de 245 usuários com deficiência intelectual e/ou múltiplas associadas, são atendidas nas áreas de: Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Estimulação Precoce, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicopedagogia e Atividades Físicas (Psicomotricidade, Atletismo, Fut-Sal, Tênis de mesa e bocha adaptada). Desenvolvemos projetos nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação.  Projetos direcionados exclusiva para as famílias e responsáveis  tais como:  Mulheres criativas, Costurando o tempo, feltros dos Sonhos e Resgatando Raízes  para os beneficiários  oferecemos oficinas de culinária,  artesanato, oficinas de dança, palestras informativas curso de corte e costura etc. Participa de diversos eventos promovidos pelo Município. Sua equipe técnica busca o trabalho interdisciplinar através de reuniões, grupos de estudo, discussão de casos, participação de cursos e palestras. Desenvolve projetos nas áreas da prevenção, inclusão, trabalho, educação e avaliação.

Contamos atualmente com 30 funcionários, 3 estagiários e 5 voluntários. Realizamos várias promoções beneficentes e participamos de diversos eventos promovidos pelo Município de Portão e Municípios vizinhos.

.

Missão

 

" Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionada à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária."

                                        Federação Nacional das APAEs

Visão

 

Ser uma istituição de referência no que tange a apoio, orientação e aconselhamento das pessoas portadoras de deficiências no município através do desenvolvimento de suas potencialidades e do incentivo à conciência e da defesa de seus direutos.

Valores

 

"Respeito à individualidade e diferenças do ser humano, ao direito a integrar-se, inserir-se e principalmente incluir-se no contexto social, zelando-se e oportunizando-se condições da Pessoa com Deficiência Inteleqtual e/ou Múltiplas Associadas para que este se desenvolva biopsicossocialmente." 

51 3562 3332 - secretaria.portao@apaers.org.br
nas redes sociais