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Histórico

 

Histórico da Apae Marau

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Marau foi criada em 1979. Pais de sete crianças com necessidades especiais, junto a membros da Diretoria do Lions Clube uniram-se para fundar a instituição, iniciando uma história de alegrias e solidariedade. 

A primeira diretoria foi eleita em 23 de janeiro do mesmo ano e era composta pelo Presidente Dr. Osvaldo Lenzi; Vice presidente Dr. Jair José Mezzomo; 1º Secretário Antônio Nelson da Silva; 2º Secretário César Augusto Fuga; 1º Tesoureiro Edgar Migliorini  e 2º Tesoureira Alice Gotardo de Conto.

Apenas dois anos mais tarde, em 1981 a Apae Marau recebeu do então prefeito municipal, José João Santin e pelo Senhor Antônio Sagin, o terreno onde construiria seu lar. A obra levou cerca de seis anos para ser concluída, passando por intemperes, como vendáveis, durante o período. 

Foi no dia 27 de abril de 1987 que o sol brilhou mais forte e a Apae abriu as portas na Rua José Primo Bernardi, para acolher seus primeiros nove alunos. Na época a diretora era Mira Ana Rodigheri Frey, que contava com o apoio dos profissionais: Nelci Perin, Sonia Laimer Ebone, Marilene Gatto, Melita Waldow, Wilson José Weber, Terezinha Salete Kades e Diva Migliorini.

Anos mais tarde, em 1998 a Apae deu mais um passo, iniciando a construção do Ginásio de Esportes, que atualmente, além das atividades esportivas, abriga também as oficinas de preparação para o trabalho e a oficina Toque de Anjo.

Hoje o trabalho da Apae Marau é regional, atendendo os municípios de Vila Maria, Nova Alvorada, Camargo e Nicolau Vergueiro. São aproximadamente 170 beneficiários, que são atendidos nas três áreas da APAE de Marau:

Educação: com educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos e AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Assistência social: Preparação para o mundo do trabalho, Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Auto defensores, Voluntários e Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias.

E Saúde, com atendimentos nas áreas de estimulação precoce, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e neurologia.

 A atual presidente é a Sra. Hélia Muller Bettim e o vice-presidente. é o Sra. Aline Lanzarin.

Integrante da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, desde a criação a nossa missão é promover a defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência – PCD, articulando ações, prestando serviços de reabilitação, orientando e apoiando as famílias e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Desde a nossa fundação, somos uma Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que conta com a colaboração de diversos parceiros e da sociedade para manter-se atuante.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionado a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiencia e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Ser uma instituição que possibilite ações transformadoras para uma sociedade inclusiva.

 

Valores

 

Qualidade dos serviços prestados, valorização do trabalho em equipe, compromisso ético, responsabilidade, empatia.

54 3342 6911 - apae@apaemarau.org.br
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