Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Estrela, fundada em 18 de agosto de 1967, foi criada a partir da necessidade que algumas famílias tinham em proporcionar algum tipo de atendimento aos deficientes.

 É uma associação que tem caráter civil e beneficente, e que atua nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos.

Sua missão é a de promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Ao longo dos seus 54 anos de existência, a instituição teve 25 presidentes. Hoje, tem como presidente o Sr. José Jair Wermann, e como vice-presidente, a Josi Käfer Sulzbach. Durante esse tempo, a Instituição passou por várias transformações. 

Atualmente, a entidade conta com uma equipe interdisciplinar formada por 30 profissionais, entre pedagogos, monitores, médico, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogos, psicopedagogos, padeiro, auxiliares administrativos e serviços gerais, devidamente capacitados. 

São realizados atendimentos a 187 usuários do município de Estrela e de outros quatro municípios: Bom Retiro do Sul, Colinas, Imigrante e Lajeado. Tais atendimentos também são feitos as suas famílias e às comunidades onde vivem. 

A Apae mantém a Escola de Educação Especial Cantinho do Sorriso e uma clínica credenciada junto ao SUS, para prestar atendimento totalmente gratuito à pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa dos direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços na área de educação, saúde, assistência social e apoio a famílias, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, na construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência de excelência e referência no país, na defesa dos direitos e prestação de serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde. 

51 3712 1432 - estrela@apaers.org.br
nas redes sociais