Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

 

         A criação de um espaço para os deficientes do município de Bento Gonçalves surgiu no Rotary Club de Bento Gonçalves, pelo então Presidente e sua esposa, pais de um deficiente, que também representavam a aspiração de outros pais com filhos nas mesmas condições. Em 27 de agosto de 1966, fundaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e, constituíram sua 1ª Diretoria com a finalidade de amparar os deficientes em suas necessidades.

         Devido à falta de um estabelecimento próprio, o atendimento iniciou na residência do casal fundador, auxiliados pelos demais pais e, contando com o trabalho pedagógico de duas professoras, enquanto a sede fosse construída.

          Considerando o significativo número de pessoas com deficiência que procuravam a Entidade e, por acreditar nas possibilidades transformadoras da Educação, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bento Gonçalves, criou a Escola de Educação Especial Mundo Alegre, inaugurada em 22 de junho de 1968, situada na Avenida Planalto, nº 914, no Bairro São Bento.

         Para atender à demanda, a estrutura foi ampliada por diversas vezes. Hoje a APAE possui uma área construída de 3.700 m2, como também, os serviços oferecidos foram se multiplicando e, consequentemente aumentada e qualificada a equipe de profissionais que atuam no estabelecimento, que objetiva oferecer um atendimento global e de qualidade aos deficientes intelectuais.

         A APAE oferece serviços na área da assistência social, da educação, da saúde, da defesa de direitos e no combate ao isolamento social, organizados de acordo com as necessidades dos atendidos e possibilidades da Mantenedora.

         Compõe o quadro funcional da APAE, professores com especialização na área da Deficiência Intelectual, técnicos das diferentes áreas da saúde, pessoal de serviços administrativos e de apoio.

         A clientela assistida no complexo físico aflui de bairros da cidade, periferias, localidades da zona rural, distritos do município, além de municípios vizinhos.

         Em sua trajetória, a APAE sempre procurou acompanhar a evolução, ampliando seu espaço, criando novos serviços, oportunizando a renovação de sua prática pedagógica que propicia a inclusão escolar e social.

 

 

 

 

Missão

 

 

   A Apae de Bento Gonçalves tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

 

  Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.

54 3055 7999 - bentogoncalves@apaers.org.br
nas redes sociais