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Histórico

 

Criada em 30 de Março de 1976, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo Antônio da Patrulha, segundo seu Estatuto em seu Artigo 2º “a APAE de Santo Antônio da Patrulha é uma associação civil, filantrópica, de caráter assistencial, educacional, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada”.

Fruto da inspiração de um grupo de pessoas ligadas ao clube de serviço Lions Clube, tendo na época como presidente o Sr. Fernando Roque da Costa e como Diretor Social Dr. Paulo Arley Lompa. Nesta mesma data foi eleita a primeira diretoria, ficando assim constituída:

Presidente: Dr. Paulo Arley Lompa

Vice-Presidente: Teresinha Bemfica Bier

1º Tesoureiro: Heitor Emílio Denicol

2º Tesoureiro: Dr. Paulo Tomazzi

1ª Secretária: Teresinha Diles de Oliveira

2º Secretário: Armando Antônio Dai’Prá

A posse oficial desta diretoria aconteceu somente em 26 de Agosto de 1977, nas dependências do grupo escolar Padre Réus.

O primeiro terreno desta instituição foi doado pelo Dr. Affonso Penna Kury, e o início das atividades da APAE aconteceram em Agosto de 1978 com as professoras: Maria De Lurdes Werner, Teresinha Diles de Oliveira, Isabel Provenzi e Jussára Deckem, tendo por local a Escola Estadual de 1º Grau Gregória de Mendonça.

Em 27 de Junho de 1980 foi adquirido um terreno no Loteamento Pindorama ao lado do terreno doado, foi iniciada a construção do prédio que teve sua inauguração em 08 de Dezembro de 1980, com uma área construída de 80m², tendo por área de terreno de 750m². No ato de inauguração a diretoria do Lions Clube na época afixou a seguinte placa que diz: “APAE – A comunidade patrulhense e o Lions Clube o agradecimento dos Excepcionais ao receberem esta oportunidade para uma vida melhor”.

A área atual de terreno desta instituição é de 5.343,34m² com área construída de 1.214m².

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo Antônio da Patrulha existe há 39 anos, e os números nos mostram que esta instituição nunca deixou de crescer e de aperfeiçoar o atendimento aos seus educandos/pacientes, desde sua fundação aos dias de hoje, pessoas dedicadas e competentes que a mantiveram sempre sem rota ascendente, resultado do fortalecimento de seus associados, seriedade, transparência e credibilidade perante a comunidade patrulhense, mantendo um bom relacionamento com o Poder Público e a Sociedade Civil.

Conta efetivamente com a participação de membros voluntários da sociedade civil na composição de sua diretoria e nas ações desenvolvidas. É uma entidade que tem sua origem na Assistência Social, oferecendo serviços de: Educação, Saúde e Educação Profissional.

Missão

 

A Apae de Santo Antônio da Patrulha tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa dos direitos e prestação de serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde.

51 3662 2552 - sap@apaers.org.br
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