Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Fundada em Novembro de 1963, a APAE oferece gratuitamente serviços especializados nas áreas da assistência social, educação e saúde para sete municípios da região: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Gramado Xavier.

Atualmente são 390 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que tem na APAE um importante referencial para conquista de respeito, dignidade e reconhecimento pessoal, projetando sempre a perspectiva de inclusão social através da educação, colocação no mercado formal de trabalho e na busca dos direitos básicos da pessoa com deficiência.

A instituição mantém estrutura diferenciada na atenção à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. A Clínica da APAE oferece serviços especializados de fisioterapia, psicologia, neurologia, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e estimulação precoce. Na área educacional, na Escola de Educação Especial Interativa, os alunos, além de receberem a escolarização inicial, são assistidos por inúmeros projetos multidisciplinares como: música, dança, esportes, equoterapia, educação ambiental e oficinas pré-profissionalizantes de artesanato e papel reciclado.

Na área de recursos humanos a entidade conta com 49 profissionais, entre professores, técnicos, servidores administrativos e operacionais, plenamente capacitados para suprir as exigências definidas pela causa e missão da instituição.

A APAE também realiza inúmeros eventos e ações junto à comunidade, com o propósito de manter serviços e projetos ou ainda, incrementar atividades, que diretamente beneficiem os as pessoas com deficiência intelectual ou múltipla de todas as idades. Estas ações de responsabilidade social são lideradas e executadas por voluntários que integram a Diretoria, Conselhos de Administração e Fiscal, somados a dezenas de pessoas abnegadas e empresas parceiras da Entidade.

Missão

 

A missão da APAE é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

51 3711 3098 - comunicacao@apaescs.com.br
nas redes sociais