Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu no Rotary Clube de Rosário do Sul, sob a inspiração de seus membros, destacando-se os saudosos Rotarianos, Dr. José Narciso da Silveira Antunes, Dr. Eudóxio Arigony e o Sr. Raul Mendes Prates.

Foi fundada em vinte e três de julho de 1971, tendo como seu 1º Presidente o Sr. Raul Mendes Prates posteriormente as senhoras Vilma Severo da Silva, Diva Freitas Pinto, Zeny Prates de Prates, o Sr. Riograndino Scherer Rocha, a Sra. Geane Mariza Trindade Flores, Moacir Jesus Nascimento Guazina e atualmente Dilmar Menezes Nequi e conta com uma Diretoria formada de 30 membros voluntários.

No dia oito de agosto do mesmo ano em prédio cedido pelo Sr. José Francisco Noriega, começou a funcionar a Escola Especial mantida pela APAE, com apenas 06 alunos sob a direção da professora Juracy Arigony de Miranda. Mais tarde mudou-se para um prédio maior, cedido Sr. José João Pinto, enquanto crescia progressivamente as matrículas, alugou-se um prédio maior de propriedade da Sra. Virginia Pacheco, ocasião em que o Dr. João Alves Osório ofereceu gratuitamente um dos prédios de sua propriedade à rua Amaro Souto. Nesta época, falecia o Dr. José Narciso da Silveira Antunes, entusiasta fundador e amigo da Escola Especial, que em sua homenagem levou o seu nome.

Em 1975, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais dispondo de alguns recursos, graças a colaboração do Deputado Estadual Dr. João Alves Osório e Associados iniciou a aquisição de sua sede própria.

Surgiu, então, a venda do prédio onde hoje se encontra instalado a Escola Especial Dr. José Antunes, mantidos pela APAE, esta compra foi possível graças a participação ativa do prefeito da época Dr. Alsom Pereira da Silva.

Ainda em 1975, por intermédio do Deputado Dr. João Alves Osório junto ao Secretário do Trabalho e Ação Social Dr. Nelson Marchezan, a APAE adquiriu uma kombi que até hoje presta serviços no transporte das crianças que frequentam a Escola e Centro de Reabilitação.

A Escola teve também como diretoras as professoras Edite Ribeiro Prates, Almerinda Prates Barcos e, atualmente, a professora Maria do Carmo Araujo Machado Covalesky.

No dia 18 de maio de 1993, foi criado um Clube de Mães chamado “Juracy Arigony de Miranda”, composto por mães que auxiliam nas atividades promocionais da Escola.

Em outubro do mesmo ano, iniciou-se a construção do Galpão Crioulo da Entidade, contando com o apoio de forças vivas da comunidade, comércio local, grupo de mães da escola, além de alguns professores, funcionários e familiares.

Foi prestada uma homenagem aos ex-dirigentes da Entidade o Sr. Raul Mendes Prates e esposa, levando o Galpão o nome de seu filho João Alfredo que foi ex-aluno da Instituição.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais mantenedora da Escola Especial Dr. José Antunes, situada à rua Barão do Rio Branco nº 3748, oferece na área Pedagógica as seguintes modalidades de ensino: Estimulação Precoce, Pré-Escola, Ciclo I, II e III e Grupo de Convivência (oficinas), além dos atendimentos técnicos como: Assistência Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Médico e Odontológico.(voluntários) A Escola oferece também apoio às escolas regulares comuns no processo de inclusão do aluno com deficiência recebendo atendimento nestas áreas conforme a necessidade. 

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Ser uma referência em inovação e desenvolvimento de serviços que atendam as verdadeiras necessidades das pessoas com deficiência para sua inclusão social.

Valores

 

A Escola Especial Dr. José Antunes, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rosário do Sul, tem por finalidade prestar atendimentos educacionais a educandos portadores de deficiências intelectual moderada, múltiplas (física) e PCs, visando o desenvolvimento de suas potencialidades, valorização e o pleno exercício de sua cidadania, visando a inserção da família no ambiente escolar, aumento de autoestima, convívio comunitário e convívio familiar tornando prazeroso e facilitando um aprendizado melhor no seu ambiente escolar.

55-3231-5302 - apaeescola@gmail.com
nas redes sociais