Site acessível em libras
Tamanho das fontes

Fazer Institucional - CLINICA INTERDISCIPLINAR - ESTIMULAÇÃO PRECOCE

Em 7/23/2021 às 14:47

FAZER INSTITUCIONAL
CLÍNICA INTERDISCIPLINAR - Estimulação Precoce
A clínica em Estimulação Precoce, na APAE de Sapiranga, sustenta seu fazer através dos atendimentos clínicos que acontecem nos primórdios da vida do bebê e crianças pequenas, sendo mais especificamente nos primeiros três anos e onze meses de vida.
Para tal, tomamos como princípios os conceitos que circulam pela prática interdisciplinar, situada pelo viés do Terapeuta Único. De acordo com Jerusalinsky (1998), o Terapeuta Único é alguém que sustenta, juntamente com o núcleo familiar, as operações necessárias para o processo de desenvolvimento, além de providenciar as substituições necessárias.
Esta clínica torna-se um espaço singular que requer uma particular articulação de questões referentes aos aspectos estruturais do desenvolvimento e com a construção e apropriação dos aspectos instrumentais.
Entendemos por aspectos estruturais o aparelho biológico, o sujeito psíquico, e o sujeito cognitivo como um sistema diferenciado dentro do psíquico. Já, os aspectos instrumentais são ferramentas que o sujeito se vale para impulsionar o desenvolvimento, tais como, psicomotricidade, linguagem, aprendizagem, hábitos, jogos e sociabilização. (Jerusalinsky e Coriat, 2008)
Consideramos que, os primeiros anos da vida, trazem evidências que nos falam das questões fundantes na constituição subjetiva que se instalam nos tempos do bebê, para além do desenvolvimento do sistema neurológico, e os efeitos que as influências do entorno têm sobre o processo maturacional. A forma em que um bebê é desejado, pensado como filho, permite um olhar singular para este, olhar que, através da função materna, irá dizendo-lhe quem é, o que se espera dele. O olhar, o toque, a palavra, o pedido que lhe são oferecidos estarão também nessa particular etapa da vida.
Portanto, a Estimulação Precoce oferece aos pais e seu bebê e pequena criança a possibilidade de construírem cenas no cotidiano marcadas pela experiência da filiação, resgatando o que é das funções parentais, pulsionando vida.

 

Fonte: Fazer Institucional - CLINICA INTERDISCIPLINAR - ESTIMULAÇÃO PRECOCE

51-3599-2647 - sapiranga@apaers.org.br
nas redes sociais