Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sapiranga surgiu pela iniciativa do casal Edbert Francisco Ely e dona Erna Ely, na época, 1979, casal presidente do Lions Clube de nossa cidade.
Em 07 de maio de 1979, fez-se a primeira reunião para a criação da Instituição APAE. Logo após foi feito uma pesquisa sobre a necessidade de se ter uma APAE na cidade de Sapiranga. Pessoas da comunidade se mobilizaram para cadastrar crianças que se beneficiariam com essa iniciativa.
Após esta iniciativa, o casal foi buscar parcerias em outros municípios, para obter informações sobre como iniciariam esse trabalho e qual seria a proposta para esses alunos. Vários palestrantes vieram à cidade para esclarecimentos.
O Executivo Municipal, na época, apoiou a iniciativa e cedeu em regime de comodato a primeira sede da APAE, um chalé situado na Rua Duque de Caxias nº 38, que foi adaptado para esse fim.
A partir daí iniciou-se a seleção do pessoal para trabalhar. A primeira turma da Escola Especial contava com 15 alunos. A Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, cedeu duas professoras e cursos de capacitação para que estes profissionais pudessem atender os alunos portadores de necessidades especiais.
Nosso casal fundador buscou apoio junto aos empresários da região e comunidade em geral para conseguir recursos e em 25 de julho de 1979 foi fundada a Instituição APAE de Sapiranga. Mas foi a partir de 10/07/1987 que sua autorização de funcionamento deu-se conforme os Pareceres nº 68/87 e 160/87 da Secretaria Estadual de Educação, sob a jurisdição da 2ª Delegacia Estadual de Educação de São Leopoldo, como Escola Especial de 1º Grau Incompleto Recanto Esperança.
Com a ajuda dos empresários da região e da Prefeitura Municipal, o prédio passou por diversas reformas.
Até 1995 nossa sede estava bem diferente, mas, apesar de ter recebido reformas e melhorias, com o passar do tempo não comportou mais a demanda de alunos, projetos e outras necessidades do corpo discente, docente e clínico.
A partir de 01/09/1998 a designação da escola passou a ser “Escola de Educação Especial Recanto Esperança”.
Na gestão de 2002/2004 da Diretoria Executiva, a APAE ganhou um terreno da Prefeitura. A senhora Irma Waechter Saenger doou recursos para a construção do novo prédio neste novo terreno e em 20 de agosto de 2002 iniciou-se a obra para acomodar nossa APAE. Esta obra terminou em 28 de maio de 2003 e em 28/11/2003 a APAE passou a funcionar nesta nova sede, situada à Rua João Luderitz, nº 319, no bairro Centenário no Município de Sapiranga, segundo termo de permissão da 2ª CRE/SL. Esta sede é a que estamos até hoje.

Missão

 

A APAE de Sapiranga tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Ser referência na qualidade de serviços prestados, atuando na prevenção e conscientização sobre deficiência e na inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Valores

 

Temos por valores o comprometimento, a ética, a responsabilidade, a transparência, a qualidade, a organização, a determinação e o respeito.

51-3599-2647 - sapiranga@apaers.org.br
nas redes sociais