Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DA ENTIDADE:

            A APAE de Macatuba nasceu no dia 31 de dezembro de 1979, da união de alguns amigos do Rotary Club e Prefeito, Fernando Valezzi Filho desejoso em fundar uma Associação de Pais e amigos dos Excepcionais de caráter filantrópico.          Ela surgiu com a finalidade de atenuar as dificuldades que envolviam inúmeras famílias Macatubenses com filhos excepcionais e também por amor a causa dos deficientes mentais. Reuniram-se,

 

Prefeitos e alguns amigos que elegeram a 1ª diretoria da APAE, tendo como Presidente, o Sr. Fernando Valezzi Filho, a qual passou a existir pelo período de 02 anos.

            A APAE iniciou suas atividades no ano de 1980, como uma instituição que fez crescer a fim de servir a comunidade marcando a presença pelas realizações de cunho assistencial, educacional e filantrópico. Durante essa caminhada conseguiu seus registros em todas as áreas governamentais. No ano de 1993, a presidente da APAE, Maria Lucilla Nunes Gouveia, procurou o Prefeito Dr. João Carlos Hueb, solicitando a doação de um terreno para construir um novo prédio para a APAE, ficou surpreendida, pois o mesmo disse que iria construir uma APAE com atendimento de primeiro mundo para os nossos alunos em parceria com as forças governamentais.

            Em 1996 transferimos para o novo prédio da APAE, uma entidade como modelo da nossa região. A APAE foi crescendo, apesar das dificuldades para atingir todos os seus objetivos e sua autonomia, onde os recursos às vezes não supria todas suas  necessidades.

            A APAE consta com: 02 pavilhões, 01 quadra coberta e hidroterapia, (onde funcionam todos os departamentos (Educação, Saúde e Assistência social), também a horta e jardinagem).

            O trabalho envolve uma equipe interdisciplinar composta por 02 Psicólogas, 02 Fonoaudiólogas, 02 Fisioterapeutas, 01 Terapeuta Ocupacional, 01 Assistente Social, 01 Diretora Escolar, 01 Diretora Administrativa, 01 médica (neurologista) e 01 médico clínico geral e 01 enfermeira técnica. Setor Educacional- 01 Diretora Escolar, 6 professoras, 01 Professor de Educação Física, 04 monitores, 01 secretário, 02 estagiários, Serviços Gerais: 03 faxineiras, 01 merendeira e (01 jardineiro/trabalhou até o mês de Agosto).

A APAE acredita no futuro das Pessoas com Deficiência, pois muitos já provaram a sua eficiência na escola, no trabalho e na sociedade, é só uma questão de trabalho de profissionais e familiares conscientizando cada vez mais a sociedade de suas obrigações, só assim serão incluídas e terão seus direitos garantidos como cidadãos.

Missão

 

Nossa Missão

            Promover e articular ações de defesa de direitos, de prevenção, de orientação, de prestação de serviços e de apoio à família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidaria.

Visão

 

Nossa Visão

            Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.

Valores

 

 

Nosso Negócio

          Defesa de direitos, desde a concepção até a velhice, prestação de serviços e apoio a família.

 

Escola Especial

          Instrumento de inclusão Educacional e Social para pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla.

14-3298-1221 - apaemacatuba@hotmail.com
nas redes sociais