Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Flores da Cunha foi fundada em 30.08.1973, tendo em vista o grande número de pessoas com deficiência que residiam no município e que precisavam buscar atendimento em outras cidades.

Inicialmente, o atendimento aos usuários da APAE acontecia em uma sala no térreo do Convento dos Freis Capuchinhos em Flores da Cunha, tendo a coordenação do Dr. Henrique Ordovás Filho, o apoio da comunidade e do primeiro presidente Sr. Darcy José Toigo companheiro do Lions Clube de Flores da Cunha.

Em 03.06.1977 a Prefeitura Municipal de Flores da Cunha cedeu um terreno de 600m2, situado a Rua Júlio de Castilhos, 2835 aonde, a entidade assumiu o compromisso de finalizar as obras do prédio que já haviam sido iniciadas.

Com o passar do tempo os atendimentos oferecidos foram ampliados. Além do atendimento social, psicológico e psicomotor, foi criado o Instituto de Fisioterapia.

Em 27.03.1987 foi criada a Escola de Educação Especial Dr. Henrique Ordovás, mantida pela APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Flores da Cunha.

No ano de 1989 foi construído ao lado, outro prédio e instalada a Oficina de Educação para o Trabalho com o objetivo de promover o desenvolvimento da autonomia e estimular as habilidades dos alunos.

Em 1994, mais uma ala do prédio foi construída para abrigar a fisioterapia e a sala de recursos.

Pela razão de muitas ampliações devido a demanda, em 2002 a diretoria teve o firme propósito de construir uma nova sede. Foi no dia 22/08/2002 que foi lançado a toda a comunidade de Flores da Cunha, o projeto para a Construção da Nova Sede da APAE,  que contou com o apoio da comunidade na adesão do Plano 700, o qual possibilitou os recursos para a efetivação da obra.

Em 2005 com muita determinação e esforço foi entregue a comunidade a nova sede da Apae, inaugurada no dia 22/08/2005, com uma área total de 5.537m², sendo destes, 2400m² de área construída, oferecendo espaço físico adequado às pessoas com deficiência, com total acessibilidade e ampliando gradativamente as possibilidades de atendimento adequado às mesmas.

No ano de 2006 foram adquiridos dois micro-ônibus adaptados, facilitando a locomoção e o transporte com maior segurança e bem estar dos usuários.

Em 2009, foi instalada a caldeira a lenha para atender as necessidades de funcionamento e também a calefação em todo o prédio da entidade.

No ano de 2010, foi construída a piscina térmica com rampa para as atividades de hidroterapia, tendo iniciado os atendimentos em 2013.

Em 2012, inaugurado o novo laboratório de informática, com tecnologia assistiva para melhor atender as necessidades de cada usuário.

A partir de 2013, foram equipadas todas as salas de aula com classes adaptadas, cadeiras de polipropileno, mesas para os professores, quadros brancos e ventiladores. E na Oficina de Educação para o Trabalho, foram adquiridos aparelhos de ar condicionado, necessidade esta, que trouxe melhor qualidade aos usuários frequentadores deste serviço de fortalecimento de vinculo.

         No ano de 2014 foi construído um abrigo para estocar lenha e um abrigo de proteção da central de gás, remodelação da horta com acessibilidade para que os usuários, mesmo que cadeirantes, possam desenvolver atividades de plantio e colheita. O prédio recebeu pintura externa e mais um acesso para o pátio.

Em 2015 instalados aparelhos de ar condicionado no salão da entidade. Em 2016 foi adquirido o sistema de energia solar para aquecimento de água, reforma da horta com canteiros elevados para acesso dos cadeirantes e reforma da biblioteca. Foram adquiridas 300 cadeiras na cor verde de polipropileno para o salão de eventos.

Em 2017 ampliação de sala para iniciar o atendimento na Sala Sensorial.

Em 2018 foram instaladas as bancadas de granito em todos os banheiros.

Atualmente a Apae conta com 29 funcionários entre direção, professores, serviços, equipe técnica, que atendem usuários com deficiência nos setores de fisioterapia, psicopedagógico, pedagógico, terapia ocupacional, grupo de convivência Fortalecer, fonoaudiológico, psicológico e conta com 8 voluntários. Presta atendimento aproximadamente a 90 pessoas com deficiência, englobando deficiência física, intelectual e múltipla, extensivo às famílias com atendimento na área da psicológica, serviço social e atividades físicas como ginástica para os familiares.

Missão

 

 

         A APAE de Flores da Cunha tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

54-3292-1663 - secretaria@apaefloresdacunha.com.br
nas redes sociais