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Histórico

 

 A Escola de Educação Especial Menino Jesus de Praga, está localizada na Rua Rui Barbosa n° 164, na cidade de Campo Novo - Rio Grande do Sul, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), sociedade com estatutos registrados em cartório de registros especiais sob o n°116 folha V.31 livro A-10 em 23 de Novembro de 1995, regimento da escola aprovado com o processo n°96141/90098-5.

 A escola surgiu de uma preocupação com a situação de exclusão das crianças com deficiências e o transtorno de deslocamento dos mesmos para outras cidades em busca de atendimento. A ideia surgiu de um grupo de professores que lançou a semente fortalecida. Através de reuniões com pais e amigos dos excepcionais, pricipalmente da primeira presidente a Senhora Isabel Zancan, que criaram Associação de Pias e Amigos dos Excepcionais de Campo Novo.

 A primeira reunião registrada em ata, ocorreu no dia 06 de Junho de 1995, com a participação de representantes de entidades do municipio e da 21° Delegacia de Educação de Três Passos, com o professora Renati. Em 23 de Novembro do mesmo ano, foi eleita e empossada a primeira diretora.

  A escola iniciou com alunos em Setembro de 1997, com o primeiro nome de Girassol. Em 1998 o nome foi trocado para Menino Jesus de Praga, escolhida pela diretora Elsita Andrade, por uma graça alcançada.

 A APAE e ESCOLA, são duas instituições resumidas em um objetivo, pois uma depende da outra para existir.

 A APAE é uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. com diretoria, sócios contribuintes e estatuto própio. É uma instituição filantrópica (não visa lucros), e sua função é manter a escola. A sede própia da APAE foi inaugurada no dia 25 de Agosto de 2010, e desempenha as atividades no novo prédio, com mais comodidade e melhor ambiente para trabalhar com os alunos. 

 A escola é uma instituição que trabalha diretamente com o aluno, oferecendo atendimento pedagógico diário e atendimento em alguns dias da semana com assistente social, psicóloga, fisioterapeuta e fonoaudióloga.

 Todo o quadro profissional de técnicos e professores da escola tem qualificação em nível superior. A escola desempenha papel educativo, inclusive social. Trabalha de acordo com as necessidades da clientela escolar, obedecendo as leis de acessibilidade, aberto ao diálogo e o planejamento participativo, dando oportunidade para os professores, funcionários, alunos e pais para que possam opinar sobre a escola que temos e queremos.

Missão

 

 Promover o desenvolvimento integral do aluno com Necessidades Educativas Especiais, dentro de seus limites e sua capacidade, visando a formação de sua personalidade, para melhor convivência com a família e com a comunidade.

  Atender as pessoas com qualquer tipo de necessidades especiais, seja ela (mental, física, visual, auditiva, múltiplas, síndromes ou transtornos) dando as mesmas condições de entrosamento e aprendizado junto a família e a comunidade, com a melhor qualidade de vida, sendo que a instituição se propõe lutar em defesa dos direitos das pessoas com deficiências, apoiar a família e oferecer atendimento de qualidade e especializado. 

Visão

 

Promover a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nO contexto escolar e na sociedade, investindo no seu desenvolvimento global, na aquisição de autonomia, investindo nas suas potencialidades para que tomem posse do fundamental de seus direitos, ser cidadão.

55 3528 1128 - camponovo@apaers.org.br
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