Site acessível em libras
Tamanho das fontes

APAE DE GIRUŃ, 40 ANOS.CONSTRUINDO HIST”RIA E TRANSFORMANDO CONHECIMENTO EM A«√O.

Em 7/15/2021 às 10:34

 Nesta terça –feira, dia 13 de julho, a APAE de Giruá contou com uma programação diferenciada de festejos em função de 40 anos de história na comunidade Giruaense. Sendo que o espaço foi todo decorado através do trabalho dos alunos e professores, que trouxeram em quatro painéis, com parte da história da instituição, retratando fatos históricos como o nascimento deste espaço importante, eis aqui faço um recorte de como iniciou –se a fundação desta instituição.

 “ Em meados de 1981 um grupo de cidadãos rotarianos começaram o movimento apaeano em Giruá e no dia 13 de julho do mesmo ano consolidaram suas intenções e fundaram então a APAE, deram a ela estatuto próprio e uma diretoria atuante.   Infelizmente por diversos motivos esse empreendimento não pode ser plenamente concretizado.

   Passaram-se 7 anos até que o movimento fosse reativado, quando no mês de maio de 1988 outro grupo de pessoas composto de pais e amigos dos excepcionais reativassem novamente o movimento APAEANO em Giruá, nossos primeiros encontros foram realizados em nossas residências, mais tarde já com a participação da comunidade passamos a nos reunir no Galpão Crioulo da Brigada Militar e sala de reuniões do Clube Aliança, então no dia 30 de setembro do mesmo ano, ou seja 1988, foi eleita e empossada a nova diretoria da APAE, que já passou a mobilizar-se junto a comunidade e órgãos municipais no sentido de angariar recursos para pôr em funcionamento a APAE, em novembro, ou seja, um mês após , tiveram início os atendimentos especializados a nossos excepcionais pelas técnicas Alzira Cledy Diesel Konrat ( Psicóloga), Sandra Maria Bertão Marques (Fonoaudióloga), Rosangela Martins Coelho (Fisioterapeuta) que atendiam em seus consultórios particulares pois ainda não tínhamos um local para sediar a APAE. Em fevereiro de 1989 alugamos uma casa na Rua Flores da Cunha  onde centralizamos nossos trabalhos incluindo a classe especial ministrada pela professora Marivani F. Preichardt. Cujo aluguel era custeado pela Câmara de Vereadores, e outras despesas inclusive de Secretária com contribuições dos funcionários do Banco do Brasil e algumas pessoas da comunidade, os móveis e utensílios foram também requisitados em campanha, em julho de 1989 foi firmado convênio com LBA. ’’ Assim foi   constituindo -se e crescendo, alavancando espaços nessa cidade Giruá.

Seguindo a programação do dia, os alunos comemoraram juntos com professores o lançamento do vídeo dos 40 anos da APAE de Giruá, com bolo de aniversário e muitos parabéns a todos que fazem parte desta história que continua transformando vidas. A instituição vem prestando um grande serviço social na cidade sempre estimulando o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos atendidos com as atividades oferecidas em sua sede em Educação, Saúde, Assistência social. Atende hoje 115 alunos e pacientes e conta com equipe de 29 funcionários dedicados a causa apaena. Nossos agradecimentos a todos pelo empenho e trabalho que eleva nossa instituição.

 São 40 anos de história, com várias diretorias de excelência, que ajudam voluntariamente na expansão desta instituição. Nesta  ocasião especial  em coquetel oferecido aos funcionários e diretoria contamos com presença de Marli Gresele, Zefira Lyra, Claudete Gomes, representando a diretoria atual, conforme Marli e Zefira, “sentem dignificada e felizes por fazer parte da diretoria da instituição  e que é  de  fundamental importância a percepção que a sociedade tem deste trabalho, seja sempre renovada de acordo com a missão e com ações de comunicação eficientes criteriosas desenvolvida pelos profissionais que nela atuam.”

É com enorme carinho e gratidão que agradecemos aos membros da diretoria, governo municipal, empresas, sócios, colaboradores e demais membros da nossa sociedade que colaboram direta e indiretamente para o desenvolvimento e o bem estar de todas as crianças, adolescentes e adultos  com deficiência intelectual e múltipla. E aos pais de alunos e pacientes que acreditam no trabalho desenvolvido em prol da vida.

Parabéns diretoria, funcionários, pais, comunidade e todos fizeram parte desta biografia e continuamos firmes a nossa caminhada, construindo história e transformando conhecimento em ação.  APAE 40 ANOS!

 

Fonte: apae giruŠ

55 3361-1150 - apaegirua@gmail.com
nas redes sociais