Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE-SÃO MARTINHO teve sua fundação no dia 27 de julho de 1987, por um grupo de cidadãos que iniciaram o movimento Apaeano em São Martinho, consolidando suas intenções e passando a instituição, na época chamada de Escola de 1º Grau Incompleto Cantinho do Amor, a desenvolver suas atividades em um prédio alugado.

Com o passar dos anos e as inúmeras novas gestões muitas conquistas foram sendo acrescidas. Em 2006 a escola inaugurou sua sede própria.

A partir do ano 2000 a escola passou a denominar-se Escola de Educação Especial Cantinho do Amor.

Os 4o educandos com deficiência intelectual e/ou múltipla, transtornos globais de aprendizagem, superdotação/altas habilidades, sejam crianças ou adultos, recebem atendimento pessoal e diferenciado. Sendo que atendemos diversos tipos de clientela, entre eles: deficientes mentais, múltiplos, físicos, distúrbios de aprendizagem e conduta.

Em relação ao ingresso, permanência e tratamento do aluno na Escola, realiza-se avaliação diagnostica pela equipe multiprofissional, a qual se inicia com a avaliação neurologista, que faz o devido encaminhamento para posterior estudo do caso com os demais profissionais. Se for necessário o ingresso, o aluno recebe os atendimentos, tantos quantos forem necessários, conforme for necessidade de cada pessoa com deficiência.

A Escola de Educação Especial Cantinho do Amor está localizada na Av. Jacob Ermindo Hartmann, São Martinho, RS. Possui prédio próprio, funciona nos períodos matutino e vespertino, sendo realizadas visitas domiciliares periódicos. Conta com 5 salas de aula, 4 banheiros, 1 brinquedoteca, 1 sala de fisioterapia, 1 sala para psicologia, 1 sala para fonoaudiologia, 1 sala para Assistente Social, 1 secretaria, 1 sala de direção; 1 cozinha e 1 refeitório.

Possui um pátio gramado, onde há um pequeno parquinho e quadra para jogos.

As salas de aula são compatíveis com as atividades específicas a que se destinam, porém poderiam ser maiores. A escola possui em todas as salas de aula cadeiras adequadas, espelhos, quadros, sendo estas bem ventiladas e iluminadas.

A instituição conta com um veículo, 01 Siena semi-novo adquirido com recursos próprios e campanhas realizada na instituição usado para visitas domiciliares, serviços administrativos e serviços de urgência. O transporte dos alunos é efetuado pelo município

 

 

 

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio á família, direcionadas á melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e á construção de uma sociedade justa e solidária.

55 3533 1414 - saomartinho@apaers.org.br
nas redes sociais