Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Horizontina/RS, é sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Horizontina/RS, com estatuto registrado sob Nº 8 – de 07 de fevereiro de 1977, AV. 12/08, folha 79v, livro “A Nº UM ”, alterado em 19/06/2015, constando no Livro A-3, FLS.142 Averbação nº 14; com inscrição no CNPJ sob nº 89.095.129/001-34; Utilidade Pública Federal pela Portaria nº 26 de 26 de agosto de 1993; Utilidade Pública Estadual nº 000013; Utilidade Pública Municipal pela lei Municipal nº 572 de 30 de setembro de 1977; Certificado de Fins Filantrópicos sob nº 44006.005984/98-72 e filiada à Federação Nacional das APAEs desde 5 de dezembro de 1978, sob nº 341.

Os fundadores da Instituição são: Maria de Lurdes Pazzini, diretora; Laci Pohlmann, professora; Alberto Bender, primeiro presidente da APAE; Helmuto Simm e sua esposa Hulda Wilke Simm, patronos; e voluntários que apoiavam financeiramente a Instituição. O nome se deu em homenagem a uma pessoa pública, Sr° Helmuto Simm, da sociedade Horizontinense, que prestou serviços relevantes na área da saúde na época.

A Escola de Educação Especial Helmuto Simm foi fundada em 24 de Agosto de 1976, a fim de promover o bem estar, a proteção, a assistência e o ajustamento em geral das pessoas excepcionais na sociedade. A existência de doze pessoas com deficiência na sociedade, sem local adequado para seu desenvolvimento neuropsicossocial, estimulou um grupo de líderes comunitários a constituir uma organização capaz de suprir tais necessidades.

No ano de 2013 a organização teve aprovado junto à Secretaria Estadual da Educação, o Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEE.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Possibilitar à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, condições adequadas para o seu desenvolvimento, promovendo a integração à vida comunitária, ações de defesa de direitos e melhoria na qualidade de vida, atuando nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

Valores

 

I - promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania;

II - prestar serviço de habilitação e reabilitação ao público definido no inciso I deste artigo, e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo de assistência social, realizando atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de forma isolada ou cumulativa às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e para suas famílias;

III – prestar serviço de educação especial às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla;

IV – oferecer serviços na área da saúde, desde a prevenção, visando assegurar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla.

55 3537 1530 - horizontina@apaers.org.br
nas redes sociais