Site acessível em libras
Tamanho das fontes

Galinhada da APAE reúne cerca de 400 pessoas e marca o início das comemorações do Setembro Verde

Em 18/09/2018 às 18:36

APAE da Mauá promoveu no último sábado, 15 de Setembro, na quadra da entidade, uma galinhada  que marcou o início das comemorações do Setembro Verde. 

De acordo com a coordenadora técnica da APAE de Mauá, professora Maria Elisabeth Fusari, o evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre alunos, professores e familiares.

“É o momento de conscientizar a população sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na comunidade”, explica Fusari.

As atividades na APAE de Mauá em comemoração à campanha Setembro Verde iniciaram-se no dia 01 de setembro e durante toda o mês serão realizados diversas ações para reforças Luta das Pessoas com Deficiência.

A APAE de Mauá conta atualmente com 292 alunos e o corpo técnico e funcionários em geral chega a 60 profissionais e tem na presidência o empresário Helvio Bozzato.

 

Setembro Verde - Por uma Sociedade mais inclusiva

Inspirada pelo dia 21 de setembro, considerado desde 1982 o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o qual este ano queremos dar um significado especial com o verde da esperança de dias melhores para o Brasil e principalmente para as pessoas com deficiência.

O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser considerado também o dia da árvore, o que nos remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

Lembramos nessa data da formação das lutas pela cidadania, participação social e igualdade de condições, que nos entusiasmam a continuar na luta pela ampliação de direitos, por uma sociedade mais justa.

O Comitê nasceu com a missão de auxiliar a sociedade brasileira a incorporar na prática os princípios assegurados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, atuando no monitoramento e incentivo de ações de defesa e garantias de direitos.

O que verificamos é que o Brasil possui uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia legal de direitos, porém, muito pouco daquilo que legalmente é instituído se reverte em ações práticas.

Assim entendemos que o nosso maior desafio é conseguir mobilizar a sociedade em torno dos direitos adquiridos e pensar as competências de cada um dentro do processo de garantia, que não depende só do poder público, mas principalmente da mudança de atitude e da ação social de cada cidadão.

#SetembroVerde #21deSetembro #DiaNacionaldaLutadasPessoascomDeficiência #ApaeMauá #ApaeBrasil 

 

Fonte: Rogério Borges

11 4555-2611 - apaemaua@apaemaua.org.br
nas redes sociais