Site acessível em libras
Tamanho das fontes

Unidade II

Em 11/30/2017 às 09:57

 

 

A Unidade atende alunos com, Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e (TEA) Transtorno do Espectro Autista.

Conta com:

Laboratório de Informática: espaço destinado para que os alunos possam ter contato com esta ferramenta muito importante nos dias de hoje, o computador. Neste ambiente, eles poderão aprender como manusear este equipamento, será dada continuidade ao trabalho de sala de aula por meio de pesquisas, jogos e outras atividades.

Sala de Artes: são desenvolvidos recursos de artes visuais como pintura, desenho, escultura, leitura de fotos, com objeto de estimular a imaginação, percepção, memória e a criatividade.

Sala de Música: neste ambiente os alunos terão contato com diferentes instrumentos musicais, ritmos diferenciados, diferentes tipos de se produzir sons. São realizadas também apresentações junto à comunidade visando à inclusão social e valorização do indivíduo.

Quadra Esportiva: ambiente onde acontecem as aulas de educação física, com a prática de diferentes modalidades esportivas, que possibilitam aos alunos a oportunidade de participar de competições internas e externas, promovendo a inclusão social, melhora da autoestima, bem como melhora da qualidade de vida,

Capoeira: atividades para os alunos que favorecem a coordenação motora, memória visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e administração do tempo e espaço dentro de um movimento.

 

Além dos ambientes internos, são realizadas visitas em supermercados; comércios locais; indústrias; casa dos alunos; cinema; praia acessível; shopping; parques; zoológicos entre outros. Atividades estas que se tem o envolvimento da família, para que o processo de aprendizagem tenha continuidade e seja significativo.

 

Programa Estruturado de Ensino

Procuramos desenvolver um programa estruturado de ensino dentro da APAE – Guarulhos. “É um programa que foi originalmente criado por pesquisadores da Universidade da Carolina do norte (USA), no início da década de 70 e vem se mostrando como um dos programas mais eficientes no tratamento do autismo. O TEACCH trabalha com os princípios da organização, rotina, tarefas estruturadas, material visualmente mediado, ensino de relações de causa e efeito, comunicação alternativa, espaços com suas funções, delimitações físicas, eliminação de estímulos concorrentes e controle do comportamento”. (Leon e Fonseca, 2013).

 

Endereço: Rua 2° Tenente Aluizio Farias, 141 - Jardim Santa Mena

Fone: 2442 6439

 

Fonte: APAE Guarulhos

(11) 2442-6439 - parceria@apaeguarulhos.org.br
nas redes sociais