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Apae Brasil publica livro sobre práticas pedagógicas para ensino remoto

Em 2/22/2021 às 10:13

O Instituto Apae Brasil lançou, no último dia 19 de fevereiro, o livro “Práticas Pedagógicas nas Escolas Especiais e Centros de Atendimento Educacional Especializado para o Ensino Remoto Emergencial”. O material, que pode ser acessado no site da organização, apresenta experiências práticas, de ensino remoto, desenvolvidas pela área educacional da Rede Apaes do Brasil. O livro tem como objetivo atender às necessidades educacionais dos estudantes com deficiência intelectual e múltipla durante o período de pandemia e orientar os gestores e equipe docente nas ações de ensino remoto.

Considerando que grande parte dos alunos são de grupos de risco, os professores e a própria gestão educacional da rede apaeana tiveram de se reinventar para contemplar de forma eficiente as ações educacionais. O documento foi planejado e escrito para marcar a participação efetiva da educação escolar apaeana com as demais unidades educacionais do país, e para que as ferramentas inovadoras e as diferentes linguagens da tecnologia cheguem até as escolas especiais e Centros de Atendimento Educacional Especializados.

“Nas unidades educacionais da rede Apae, a educação não parou. Seguimos todas as orientações e normativas oficiais, municipais, estaduais e nacional. Temos muito a aprender e avançar, é fato, mas têm sido um trabalho gratificante e com um bom resultado”, afirmou Fabiana Oliveira, Coordenadora Nacional de Educação e Ação Pedagógica da Apae Brasil”

As aulas deixaram de acontecer nas dependências das escolas, mas as atividades, tarefas e avaliações educacionais continuaram a ser entregues aos alunos. Os equipamentos tecnológicos passaram a fazer parte das estratégias de trabalho e tiveram um importante papel no processo educacional e na interação e comunicação entre escola e família.

Fabiana ressalta que o material é resultado da valiosa contribuição de professores, mestres e doutores conhecedores do assunto e experientes na arte do ensino-aprendizagem, além da atuação brilhante e incansável dos coordenadores de educação das Federações das Apaes dos Estados (Feapaes). “A participação ativa dessas pessoas foi decisiva para a concretização do documento”, afirma a coordenadora.

Para acessar o livro, clique aqui.

 

Fonte: Rhayana Quintas

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