Site acessível em libras
Tamanho das fontes

Suporte psicólogo ajuda na superação das dificuldades criadas pela pandemia

Em 5/20/2020 às 09:34

Durante o período de pandemia da Covid-19, o suporte psicológico faz-se necessário para os assistidos da APAE de Nossa Senhora do Socorro (SE) e seus familiares, mantido através das orientações que proporcionam lazer e diminuição da ansiedade ou depressão - provocadas pela quebra da rotina - e comuns nos períodos ociosos. As ações da instituição contam com o apoio do Projeto Criança Esperança.

“Diante da pandemia que vem assolando o mundo, a psicologia se depara com um grande desafio que consiste em  tentar  minimizar os danos emocionais já existentes, mas agravados pelo enclausuramento domiciliar de pessoas que, na maioria das vezes, já possuem uma mobilidade reduzida. Diante da sobrecarga vivenciada diariamente pelos familiares, o direito de ir e vir se faz de modo extremamente limitado”, afirma a psicóloga Nyara Gissá.

Para ela, ansiedade e depressão são danos psicológicos que afligem grande parte da população mundial, sendo consideradas males do século. Gissá aponta ainda um aumento nos consultórios de pacientes com transtornos de humor, psicológicos e psiquiátricos.

“A ansiedade vivenciada pela maioria da população está associada ao desejo de obter algo que não possui, na tentativa de mostrar um "status" que possa inserir o indivíduo à sociedade, de forma não só que ele seja aceito, mas que também sua companhia seja desejada. Mas quando se trata da família de pessoa com deficiência, as causas que oriundam tais desordens podem também ser outras”, pontua.

Na luta pela garantia de direitos diante da incerteza da evolução da autonomia funcional, a inserção na sociedade e os programas, atendimentos e terapias são imprescindiveis para as pessoas com deficiência. “A falta de uma rede de apoio muitas vezes desencadeia exaustão naqueles que são cuidadores gerando assim um adoecimento psíquico”, observa.

Mais informações sobre o trabalho psicossocial da APAE Socorro através dos números (79) 3256-5272/9 8815-5861/ 9 8843-3755.

 

Fonte: Anderson Barbosa

79 3256 5272 - contato@apaesocorrose.org.br
nas redes sociais