Site acessível em libras
Tamanho das fontes

Como cuidar da Saúde Mental em tempos de Isolamento Social

Em 3/25/2020 às 17:19

Em tempos de Isolamento Social se faz necessário cuidarmos da nossa Saúde Mental, para podermos prevenir uma possível crise de ansiedade, depressão ou pânico.

Sendo assim APAE SOCORRO traz algumas dicas para vocês.

Uma dica muito importante é que você possa se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama. Uma vez que essa pandemia do Corona vírus pode emergir sentimentos de abandono e rejeição, temos a tecnologia a nosso favor – uma poderosa ferramenta nesse momento de aproximação, quiçá a única de “aproximação humana”, nessa época. Ligue, faça uma chamada de vídeo, mas não deixe de se conectar.

Mantenha-se informado, mas não se deixe bombardear pela mídia, escolha apenas um horário (de preferência jornal local). Quanto mais notícias ruins você recebe, mais sua mente absorve fixando apenas nesse foco podendo deixa-lo ansioso, triste e desmotivado, e isso não queremos não é mesmo? É hora de RESSIGNIFICAR!!!

Ressignificar é darmos um novo significado, um novo sentido para esse momento é preciso aproveitarmos o que de melhor ele está nos trazendo: O TEMPO!!!, tempo esse tão sonhado e desejado.

 

Temos tempo para:

  • LER BONS LIVROS, até podemos escrever um, porque não?
  • APRENDERMOS E TESTARMOS NOVAS RECEITAS
  • MEDITAR E ORAR, conectar-se consigo mesmo e sua Divindade.
  • CULTIVAR UMA HORTA
  • PRATICAR ATIVIDADES FISICAS
  • BRINCAR COM AS CRIANÇAS (conte historias, cante, dance, monte um teatrinho)
  • ASSISTA SÉRIES E FILMES
  • VISITAÇÃO AOS MUSEUS (ON-LAINE)
  • PINTE QUADROS

Para essas atividades acima citadas, e tantas outras para mantermos uma boa saúde mental temos alguns recursos na internet compor exemplo, aplicativos que podemos baixar (HeadSpace ou Insight Timer), cursos gratuitos, além de aulas de yoga e ginástica com transmissão em tempo real.

E quanto aos nossos assistidos que são pessoas com de Deficiência Intelectual e Múltipla? Seguem as mesmas orientações, porém eles necessitam do suporte dos seus pais e/ou responsáveis para que desenvolvam as atividades. Como sugestão poderemos acrescentar as AVDs (Atividade de Vida Diária) que tem como objetivo desenvolver autonomia dessas pessoas através dos afazeres do dia a dia comum a todos nós como ensinar lavar sua própria roupa, a louça, arrumar o quarto. Sempre com a orientação e supervisão dos pais e/ou responsáveis.

Desde já a APAE Socorro está à disposição para qualquer dúvida e orientação!!!!

Nossa Senhora do Socorro 24 de Março 2020

Atenciosamente,

Anair Viana

Presidente

 

Equipe Psicossocial: Alda Oliveira – Assistente Social/Sílvia Rocha - Psicóloga

 

 

 

 

 

Fonte: Anderson Barbosa

79 3256 5272 - contato@apaesocorrose.org.br
nas redes sociais