Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

                A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Vicente (APAE), CNPJ 57.730.087/0001-70 com sede à Rua Feliciana Marcondes da Silva, 205 – Catiapoã, é uma Entidade Filantrópica historicamente contextualizada com seu compromisso em favor da Defesa e Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual, seguida da prestação de serviços voltados à sua emancipação e inclusão social.

                Desde a sua fundação em 10 de março de 1988, a Associação tem procurado colocar toda sua estrutura organizacional e humana voltada ao atendimento de qualidade, através de programas de prevenção, intervenção interdisciplinar, escolaridade, habilitação, reabilitação, moradia assistida e inclusão do deficiente intelectual no mercado de trabalho, em diversas empresas do litoral.

                Além de oferecer orientação à comunidade diariamente, a APAE realiza atendimento especializado sistemático a bebês, crianças, adolescentes e adultos, totalizando um numero mensal de 400 usuários e suas famílias,  em grande parte carentes.

 Conta com  uma equipe especializada nas áreas médica, da psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, assistencia social, pedagogos e cuidadores,  que atua no Ambulatório de Saúde, na Escola de Educação Especial APAE de São Vicente, no Centro de Atendimento Especializadoao Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Residência Inclusiva "Lar Vivenda Feliz" e em Programa de Treinamento para Colocação no Mundo do Trabalho.

Recebe o apoio incondicional de voluntários que se dedicam à causa apaeana, seguindo as diretrizes da Federação Nacional das APAEs e da Federação das APAEs do Estado de São Paulo. A APAE de São Vicente é também a  sede do Conselho Regional das APAEs da Baixada Santista, que abrange as APAEs de Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, São Vicente e Santos.

Possui convênio com a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaaria Estadual de Saúde e com a Secretaria Municipal da Assistência Social, além de participar ativamente de Conselhos Municipais.

Os recursos para a manutenção da Entidade advêm de convênios, projetos, associados, bazares, promoções, doações e aluguéis (da quadra de esportes e do salão de festas).

Através do esforço contínuo de sua diretoria de 8 membros,  35 voluntários, 65 profissionais, pais e amigos, a Organização tem conquistado credibilidade ao longo de 29 anos de existência junto à população vicentina e região, que reconhecem a seriedade de seus princípios, objetivos e ações.

Missão

 

A APAE tem como missão Garantir e Defender os Direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual.

(13) 3467-7828 - associados@apaesaovicente.org.br
nas redes sociais