Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Em 28 de julho de 1984 foi fundada a ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE INDIAPORÃ, que surgiu da necessidade em atender portadores de deficiência desta comunidade. 

Trata-se de uma entidade Filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional sem fins lucrativos, constituída sob forma de Sociedade Civil de Direito Privado.

Seu trabalho consiste na busca permanente de proporcionar um atendimento de qualidade a pessoa com deficiência e seu objetivo é tornar melhor as condições de vida, principalmente assegurar-lhes o desenvolvimento de suas potencialidades e o direito do cidadão.

Assim a entidade se dispõe a manter esse atendimento, uma vez que é a instituição de referência para atender os portador des deficiência residentes nos municípios de Indiaporã, Mira Estrela e Ouroeste.

A Apae de Indiaporã atende atualmente 35 educandos na faixa etária de 06 a 50 anos, sendo 20 conveniados com a Secretaria de Estado da Educação.

Trabalhamos com os Programas de Estimulação Precoce, Educação Física, Educação Artística e Profissionalizante, preparando esses individuos para a vida social.

A Entidade tem como modalidades na educação: a Estimulação Precoce e a Alfabetização. Embora diferenciados, os serviços educacionais especiais não podem se desenvolver isoladamente. Integram–se em uma estratégia global de educação. Apoiando o processo de aprendizagem, orientando o professor quanto aos procedimentos relativos à dinâmica da sala de aula e da rotina escolar.

As medidas adaptativas nos níveis trabalhados são realizadas pelo professor e destinam-se, principalmente, à programação das atividades da sala de aula. Focalizam a organização e os procedimentos didático-pedagógicos e destacam como fazer a organização temporal dos componentes, dos conteúdos curriculares e a coordenação das atividades docentes, de modo que favoreça a efetiva participação e integração do aluno, bem como sua aprendizagem.

As atividades são realizadas de várias formas, com diferentes tipos de execução, envolvendo situações individuais e grupais cooperativamente, favorecendo comportamentos de ajuda mútua.

Os resultados esperados aos professores assegurem:

Ultrapassar o conceito de conteúdos, concebendo que o conhecimento é construído respeitando os pilares: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a conviver.

A compreensão da relação de aprendizagem dialógica com a capacidade de trabalhar em equipe.

Assim, todos os alunos devem sentir-se seguros dentro de um meio, onde as diferenças individuais e as necessidades especiais sejam respeitadas e os conteúdos sejam adequados às possibilidades de rendimento de cada aluno. 

Missão

 

  1. Promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, atendimento e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

 

·         Contribuir para a diminuição da incidência de pessoas com deficiência na sociedade;

·         Contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e multipla à sociedade;

·         Envolver e prestar apoio às famílias dos clientes, no âmbito de nossas competências e objetivos;

·         Prestar apoio à rede escolar no sentido de facilitar e estimular a inclusão dos clientes;

·         Envidar esforços para a obtenção dos recursos financeiros demandados pela instituição

Visão

 

Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa dos direitos e prestação de serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde

Ser uma Instituição íntegra, reconhecida como referência na qualidade dos serviços prestados à  sociedade, atuante na prevenção das deficiências, conscientizadora das potencialidades e facilitadora na inclusão social das pessoas com necessidades especiais.

Apoiar as instituições, empresas e órgãos governamentais, dentro da sua missão institucional, mantendo estrutura física adequada e profissionais qualificados.

Valores

 

Prevenção e tratamento das deficiências intelectual e múltipla, consciência das potencialidades e facilitadoras na inclusão social de nossos assitidos e familiares, com as pimicias da:

·         Qualidade

·         Organização

·         Ética

·         Transparência

·         Trabalho em Equipe

·         Solidariedade

·         Responsabilidade

  • Cidadania

(17) 3842-1518 - escola@apaeindiapora.org.br
nas redes sociais