Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A história da APAE de Dois Córregos surge em decorrência de uma necessidade, que os cidadões tinham, em se locomover com, seus excepcionais, toda a vez que os mesmo precisavam de algum atendimento, eles eram levados para, outras cidades, como Bauru e entre outras, para realizar tratamentos adequados de acordo com suas necessidades excepcionais. 

Devido a tal necessidade, o povo de Dois Córregos, cogitou a ideia de ter uma instituição para cuidar dos " deficientes" da cidade, daí algumas pessoas se juntarem  para realizar esta importante conquista  para o povo de Dois Córregos. 

 Fois realizada uma sessão extraordinária da câmara municipal, da cidade de Dois Córregos, no dia (nove) de março de 1978 ( mil novecentos e setenta e oito), para que as bases da intituição fossem lançadas ( como difinição do estatuto da instituição, e a escolha dos representantes da mesma), para atender a necessidade da população da cidade. Após os membros escolhidos para os cargos, a APAE de Dois Córregos  foi fundado.

 No dia treze do mesmo mês do ano de 1978, foi realizado uma reunião com os membros da instituição, para tomarem decisões para o desenvolvimento da intstituição ; como a contratação de profissionais especializados. Então só faltava a sede  para realização dos trabalhos com os expecionais, a sede foi decidido em uma reunião no dia 8 de agosto de 1978, sob o comando do presidente da instuição e seus membros que  compõem a sua cúpula onde  ficou decidido que sua sede ficaria na Rua Tiradentes no número 717, e a sua inauguração ficou marcada para um feriado muncipal.

 Em 1981. a instituição APAE, devido ao seu aumento em atendimento à comunidade da cidade de Dois Córregos, necessitou mudar de local para melhorar a prestação de serviço a comunidade, com isto a entidade lançou uma campanha "Pró- construção" para a obtenção de recursos necessários para este procedimento, com organizações de eventos e doações. A nova e atual sede da APAE foi reinaugurada no dia 7 de fevereiro de 1982 no  endereço Rua Orestes Aparecido Péscio (Orestinho) número 113.

 A APAE vem trabalhando em seu período atual a parte pedagógica, bem como outras atividades dirigidas para os " deficientes", na parte educacional, a instituição  procura fazer com que os alunos, não fiquem sem uma abertura para suas outras atividades essenciais visando o desenvolvimento do mesmo exemplo: horário para fosioterapia.

A entidade tem um programa pedagógico voltado para cada uma das "pessoas deficientes", trabalhando em conjunto com as demais disciplinas, para obter  um melhor resultado, exemplo: desenvolvimento motor, escrita, psicologia para auxiliar  na parte de aprendizagem, fisioterapeuta; visando desenvolver o sistema motor, estas atividades em conjunto se torna uma grande ajuda obtendo assim um melhor resultado para os mesmos.

Além disso, em maio de 2013, com o encerramento das atividades do Lar Escola Rafael Maurício, abrigo de longa permanêncioa, a APAE, a convite da DRADS Bauru, abriu três Unidades de Prestação de Serviço - Residência Inclusiva, que atende pessoas com deficiência do sexo masculino, acima de 18 anos. As demandas são vindas de todo Estado de São Paulo e o objetivo do serviço é acolher e garantir proteção integral de forma a proporcionar condições para à superação da situação de vulnerabilidade e risco por meio da construção de projetos de vida que contribuam para a prevenção de diminuição do agravamento de situação de negligência, violência, abandono, desabrigo e ruptura de vínculos e da promoção da autonomia. 

Missão

 

  APAE de Dois Córregos, tem por missão oferecer uma anteção integral à pessoa com deficiência em situação de dependência durante o dia e, ao mesmo tempo, serve de apoio às familias e aos cuidadores familiares na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados, visa mobilizar a família de origem, a família ampliada, a família estendida, conforme o caso, os amigos, os vizinhos e a comunidade para a facilitação de processos de convivência e cooperação para a superação das situações de isolamento social e das barreiras de inclusão social de cuidados e cuidadores. 

(14) 3652-9600 - doiscorregos.sp@apaebrasil.org.br
nas redes sociais