Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Fundada em 25 de Julho de 1976, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí foi idealizada pelo Dr. Nelson Marcondes do Amaral, através de reunião na Chácara Três Fontes, envolvendo rotarianos, familiares e autoridades - tornando-se o marco oficial do nascimento da instituição.

 

A Associação, presidida pela Professora Eunyce Nobile Orsi, funcionou durante os dois primeiros anos em um pequeno imóvel alugado na Rua XV de Novembro, n° 533 - Centro. Durante esse período, com a ajuda da comunidade, a atual Sede Social da APAE de Tatuí, inaugurada em 04 de Novembro de 1978, foi sendo construída em um terreno de 12.920 m² - localizado na Avenida Dr. Olavo Ribeiro de Souza, s/n°, Jardim Lucila; área doada pelo Sr. Wanderley Bocchi e sua esposa Sra. Maria Penteado Bocchi.

 

No dia 17 de Janeiro de 1989, a APAE de Tatuí tornou-se mantenedora da Escola de Educação Especial "Wanderley Bocchi", organizando-se em classes de 1ª à 4ª série e Oficinas Ocupacionais.

 

Desde sua constituição, os serviços de Assistência Social, Educação  e Saúde são oferecidos gratuitamente para pessoas com deficiência intelectual e autistas que se encontram em maior grau de vulnerabilidade e risco social.

 

Os programas direcionados para o público acima de 30 anos são desenvolvidos no Centro de Convivência da APAE, através de atividades em oficinas integradas de Bazar, Roda de Conversa, Lavanderia, Estamparia, Cultura e Arte e Cozinha Experimental. Todas as ações são voltadas para o desenvolvimento e manutenção da independência e autonomia dos atendidos, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e a conscientização dos seus direitos e deveres na sociedade.

 

Para cumprir seu papel fundamental na rede de atendimento, a APAE de Tatuí conta com parceiros como o Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Prefeitura Municipal de Tatuí e Subvenções Municipais. A instituição também conta com as doações da comunidade tatuiana obtidas através do seu Setor de Captação de Recursos

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família – direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla – e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Ser referência de serviço de atendimento dedicado à pessoa com deficiência, buscando defender e garantir os seus direitos individuais e coletivos na sociedade.

Valores

 

Ética, Transparência, Dedicação e Compromisso.

(15) 3251-4171 - apaetatui@fasternet.com.br
nas redes sociais