Site acessível em libras
Tamanho das fontes

XV Festival Esportivo

Em 4/20/2018 às 13:04

O FESTIVAL ESPORTIVO DA APAE DE PENÀPOLIS

Há 15 anos, em 2003, pensando nas poucas oportunidades de interação e participação em eventos realizados para alunos das Escolas de Educação Especial das APAES e usuários da Instituição, foi proposto o FESTIVAL ESPORTIVO DA APAE DE PENÁPOLIS, evento que abrangeria todas APAES do nosso Conselho Regional.

Sendo o esporte uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano, a Escola de Educação Especial da APAE de Penápolis passa a incentivar a prática de modalidades esportivas, visando à socialização, a interação, o bem estar social e a uma qualidade de vida saudável, aliando a prática esportiva ao ambiente escolar.

Segundo a professora de Educação Física Lucimara Garcia idealizadora do projeto: “O esporte não é apenas competição, somente entrar para tentar ganhar a qualquer custo, vai além das disputas acirradas dentro das quadras e estádios e cada vez mais cresce a importância do esporte como ferramenta de inclusão social.”

O projeto começou com a participação de 100 alunos, hoje na sua 15ª edição calcula-se cerca de 300 alunos, divididos em categorias:

A - Até 14 anos.

B - Acima de 15 anos.

C - Classificado para as Olimpíadas Estaduais.

D - Síndrome de Down

 Nível: I - aluno com maior habilidade e maior rendimento.

  II - menor rendimento

São disputadas as seguintes modalidades:

  • Futsal masculino;
  • Futsal feminino; Nível I
  • Basquete feminino e Basquete masculino;
  • Voleibol feminino;
  • Dama masculina e feminina (Alunos com dificuldades motoras);
  • Dominó masculino e feminino (Alunos com dificuldades motoras), além de modalidades demonstrativas como Judô e Capoeira mostrando o grande leque de atividades que podem ser realizadas nas APAES.

  Buscando a motivação dos alunos e profissionais inseridos no processo educacional, o evento oportuniza ainda a troca de experiências entre os profissionais de Educação Física, elaborando melhores diretrizes para o crescimento profissional de todos.

Os professores de cada unidade não têm a necessidade de trazer equipes fechadas, pois as mesmas podem ser formadas com alunos de cidades diferentes se necessário, dando a oportunidade para todos participarem de todo o processo. Já nas suas últimas edições grande parte das cidades participantes compareceu com equipes completas, aumentando a competitividade durante os jogos.

No início do evento é realizado o Cerimonial de Abertura com a presença de várias autoridades municipais, na sequência acontece o desfile das cidades participantes, a execução do Hino Nacional e o juramento dos atletas.

Todos os anos fazemos apresentações com os nossos alunos para além de abrilhantar o evento fazer uma acolhida feliz as nossas coirmãs.

No horário da refeição é oferecida uma atividade diferenciada, levando os envolvidos do evento a momentos de mais prazer, alegria e descontração geral.

O mecanismo de premiação proporciona a todos participantes indistintamente dos resultados obtidos durante os jogos realizados, medalhas a todos os alunos e cada cidade recebe um troféu marcando sua participação no Festival.

 A APAE de Penápolis acredita que o Festival Esportivo contribui para firmar, sobretudo na educação permanente dos nossos alunos, não apenas o desenvolvimento físico, mas também o incentivo ao espírito criativo, e a participação comunitária em um ambiente de solidariedade e paz visando com isso à melhoria na qualidade de vida de nossos alunos. Acredita também que promovendo momentos recreativos, culturais e esportivos, onde os participantes possam desenvolver suas habilidades e capacidades, aprender a conviver com as vitórias e as derrotas sem supervalorizá-las fazem parte da vida.

Concluindo, a experiência do trabalho de alguns anos com a realização do Festival Esportivo da APAE de Penápolis, oportunizou-nos a observação de que os resultados alcançados na melhoria e qualidade de vida ultrapassam os resultados esperados, uma vez que o cotidiano nos permite verificar expressões que, muitas vezes, não são reconhecidas pelos métodos da ciência, como o brilho de um olhar e o significado de um sorriso.

 

Fonte: APAE DE PENÁPOLIS

(18) 3652-2208 - apaepen@terra.com.br
nas redes sociais