Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sabino-SP ou, abreviadamente, Apae de Sabino-SP, foi fundada em Assembleia realizada em vinte e oito de Janeiro de 2008 nesta cidade de Sabino, Estado de São Paulo.

A partir de 02/03/2009 a APAE de Sabino foi reconhecida oficialmente como Instituição Escolar através da Portaria. As ações planejadas e desenvolvidas nesta Unidade escolar visam acesso e oportunidades educacionais aos alunos já matriculados no Projeto de Deficientes de Sabino e aos que serão encaminhados com diagnóstico de deficiência intelectual, múltipla e com transtorno global do desenvolvimento, que necessitam de apoio pervasivo. Para dar resposta às necessidades de apoio que os alunos apresentam devido às suas características e limitações cognitivas, motora e comunicacionais, a intervenção educacional deve ser caracterizada por um conjunto de recursos e estratégias. O Plano educacional do Projeto está centrado no aluno, respeitando os perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros e que cada um receba a educação que favoreça seu potencial individual. Foram discutidos os objetivos, as metas, competências e habilidades desenvolvidas. Através do Currículo Adaptado, de acordo com a capacidade de cada aluno os resultados foram considerados satisfatórios. Quanto aos programas educacionais em horário inverso e projetos pedagógicos em sala de aula, os resultados foram satisfatórios. Através do currículo adaptado, de acordo com a capacidade e limites de cada portador de necessidades especiais pudemos acompanhar mudanças marcantes de comportamentos O foco da Avaliação é direcionado às atividades de vida diária e mudanças comportamentais como um todo. No âmbito Social os resultados obtidos resultaram da acolhida, escuta, estudo social, orientação, encaminhamento, articulação com a rede de serviços socioassistenciais, com o Sistema de Garantia de Direitos, com as Políticas Públicas Setoriais e outros.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

A melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania : habilitando , reabilitando e integrando à vida comunitária no campo da assistência social, realizando atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de forma isolada ou cumulativa às pessoas com deficiência, e para suas famílias, oferecendo serviços na área da saúde, desde a prevenção, assegurando assim uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência.

As atividades desenvolvidas na APAE de Sabino tem como visão o desenvolvimento integral dos alunos, através de atividades diversificadas e sistematizadas, sendo elas acadêmicas, lúdicas ou laborais; mas, em todas elas, o ELO é o Amor, a Compreensão e o Respeito às peculiaridades da pessoa com deficiência.

(14) 3546-1361 - apaesabino@outlook.com
nas redes sociais