Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Odessa, foi fundada em 21 de Agosto de 1980, em meio a palestras comemorativas à SEMANA DO EXCEPCIONAL. Inicialmente atendendo a 10 pessoas com deficiência intelectual, beneficiando o Município com ação social e educacional. A Escola de Educação Especial da APAE, foi criada tendo como maior objetivo, proporcionar ao deficiente intelectual o direito à cidadania, na busca constante de um lugar na sociedade. Vários profissionais de Educação e Saúde colaboram, fazendo com que através de seus conhecimentos técnicos fosse desenvolvida um a escola em que o deficiente intelectual tivesse melhoria na qualidade de vida. Voluntários assumiram a administração da Entidade dando condições para que a construção fosse efetuada, melhorando a estrutura física, social e administrativa com iniciativas e projetos para sustentabilidade das atividades. A realização do sonho de posse do terreno em que a APAE está instalada, foi concretizado recentemente sendo que até então o terreno da APAE era em comodato. Desde a inauguração a Escola Especial da APAE de Nova Odessa, está instalada na mesma sede, recebendo incontáveis melhorias ao longo dos anos e hoje já são 38 anos de garra e muito trabalho para que a Entidade permanecesse e fosse a grande realidade que hoje se faz presente em nossa comunidade.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa deficiente e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Visão

 

Movimento de pais, amigos e pessoas deficientes intelectuais, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços e inclusão sócio-econômica.

Valores

 

Promover a dignidade humana e a observância do direito de cada deficiente, realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social;

 Buscar a identidade própria de cada deficiente, reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais, no processo de ensino e aprendizagem, como base para constituição e ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.

Acreditar que o aluno seja capaz de aprender e conviver com outras pessoas.

(19) 3466-1391 - apaenovaodessa@apaenovaodessa.org.br
nas redes sociais