Site acessível em libras
Tamanho das fontes

Sala de Estimulação Precoce

Em 6/1/2017 às 16:24

A APAE de Araçoiaba da Serra, está com um grande projeto na área de Saúde que abrange toda a nossa Comunidade. É a nova Sala de Estimulação Precoce.

Esse projeto consiste em realizar atendimentos de estimulação precoce com crianças de 6 meses a 6 anos com deficiência múltiplas. Estes atendimentos são realizados na sede da APAE pelos profissionais da instituição.

A estimulação constitui no programa de atendimento com o objetivo de evitar ou minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar à criança desenvolver-se em todo o seu potencial. O tratamento precoce é indicado como uma forma de aumentar a interação do organismo com o ambiente, obtendo respostas motoras e cognitivas próximas ao padrão da normalidade e prevenindo a aprendizagem de padrões atípicos de movimento e postura. O método auxilia a criança no desenvolvimento, de acordo com a faixa etária, procurando mantê-la ativa e dinâmica por meio de palavras, jogos e exercícios respeitando a individualidade de cada uma. A estimulação visual, auditiva, percepção do seu corpo, do corpo do outro e sua relação, do espaço e do tempo, e de seus movimentos, devem estar incorporados aos objetivos do profissional que está em contato com a criança, além da presença e participação da família, para que esse trabalho seja realizado de forma contínua e natural não apenas por um profissional.

Tendo em vista a carência desse serviço na cidade diante de casos crescentes de crianças com graves problemas neurológicos, a APAE de Araçoiaba da Serra que contempla de uma boa estrutura viu ser necessário dar atenção às famílias e as crianças para um acesso mais rápido aos atendimentos, pois a intervenção precoce veio favorecer o desenvolvimento motor e intelectual, prevenindo sequelas futuras. Quanto antes este trabalho for iniciado, maiores são as chances do bebê se desenvolver com as etapas esperadas para sua idade.

Os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional da instituição que conta com Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional, sendo feitos de forma individual ou em grupos, de acordo com a necessidade e fase do desenvolvimento de cada um.

Objetivo Especifico

  • Atendimento multidisciplinar para crianças de seis meses a seis anos com deficiências múltiplas;
  • A intervenção a ser utilizada, pretende se diminuir os graus de inadaptação resultantes da patologia;  
  • Minimizar os efeitos cumulativos de problemas de desenvolvimento da criança;
  • Desenvolver e potencializar o estímulo precoce através de exercícios, jogos, atividades, técnicas e outros recursos na estimulação do cérebro das crianças, beneficiando seu lado intelectual, físico e afetivo, uma criança bem estimulada aproveitará sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma simples, intensa e rápida.

 

Fonte: APAE

(15) 3281-4986 - apaearacoiabadaserra@outlook.com
nas redes sociais