Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araçoiaba da Serra é uma instituição, sem fins lucrativos, que promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento.  Fundada aos dezoito de fevereiro de Um mil novecentos e noventa e nove, Tem o compromisso pautado em favor da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, investindo na viabilidade de articulações com o Poder Público, em diversas instâncias, com a sociedade civil e setores representados. Atua desde os anos inicias com a estimulação precoce até processo de envelhecimento com projetos sociais e oficinas terapêuticas, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade, além de oferecer assessoria assistencial às famílias acerca dos direitos das ​pessoas com Deficiência Intelectual e Múltiplas.

 A APAE visa à colaboração à ação compartilhada, em observação a legislação vigente, levando em consideração as tendências e avanços educacionais na área apoiado seu trabalho com o foco na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva do MEC/SEESP, de 2008, fundamentando-se na legislação especificada a seguir:

  • O Decreto Legislativo n°. 186/2008, que aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinado em Nova Iorque, em 30 de março de 2007.
  • Art. 208 da Constituição Federal de 1988, que preconiza como dever do Estado o oferecimento de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
  • A Lei n°. 9394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, focalizando o Capítulo V Educação Especial;
  • O Decreto n°. 7611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências;
  • A Resolução CNE/CEB n°. 2, de 11 de setembro de 2001, que institui Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica.

Portanto a APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araçoiaba da Serra, com toda a sua estrutura voltada ao atendimento de pessoas com deficiência, é que se pretende realizar projetos educacionais compatíveis à clientela do município, proporcionando a educação de forma especial, considerando, porém as particularidades de cada indivíduo, tratando sempre criança como criança e adulto como adulto. Estabelecendo diretrizes para possibilitar uma estrutura eficaz no atendimento educacional: escolarização inicial, atividade sócio- educacional e educação especial para o trabalho, na perspectiva da educação inclusiva.

Missão

 

 Missão da APAE:

Assegurar a pessoa com deficiência, o direito a educação com qualidade. Promover ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência para a melhoria da qualidade de vida dos alunos, e qualificar os serviços prestados pela instituição a fim de garantir inclusão social da população atendida pela instituição.

 

Visão

 

Visão de Futuro:

Ser uma Instituição que oferece soluções transformadoras para uma sociedade mais inclusiva.

 

Valores

 

Valores:

  • Ética e transparência nas relações;
  • Respeito à diversidade humana.
  • Qualidade e inovação.
  • Comprometimento com a causa.
  • Atitude colaborativa.
  • Valorização das pessoas das pessoas com deficiência.

(15) 3281-4986 - apaearacoiabadaserra@outlook.com
nas redes sociais