Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

No dia 18 de janeiro de 1973, surgia o CPDEX, chamado pela população de escola da caixa d água, em virtude do local que funcionava no Jardim Pacaembu. No ano anterior 1972, o prefeito Sr. Alfeu Rodrigues do Patrocínio, atendendo alguns pais de alunos com necessidades especiais, criou uma classe especial regida pela senhora Maria Rosa Campos de Andrade.

Vendo que mais pessoas precisavam do auxílio, foi reivindicada a criação do Serviço Municipal de Assistência ao Excepcional (Semae). Maria Rosa Campos de Andrade foi convidada a exercer a coordenação do órgão que identificou alguns casos que requeriam classes especiais. Foi quando idealizou o CPDEX que iniciou suas atividades com cinco crianças.

Tornava – se vital a criação de uma obra para que mais verbas governamentais fossem recebidas, inclusive para que a Secretaria da Educação pudesse fornecer mais professores. Pouco tempo após a sua fundação o CPDEX, foi beneficiado por uma herança deixada por uma cidadã, que por testamento destinou parte de seus   bens à entidades de Vargem Grande do Sul, o dinheiro foi destinado na compra do terreno onde está funcionando atualmente o CPDEX.

Próximo de completar 43 anos de atendimento à população, o Centro de Educação Especial (CPDEX) de Vargem Grande do Sul, se transformou em APAE- Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais. Em um processo que demorou cerca de Dois anos de trabalho, a tradicional entidade assistencial do município, que atende alunos com Deficiência Intelectual, Múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA) se transformou em APAE no dia 30 de outubro de 2015.

Por meio desta Transformação, a entidade passou a fazer parte da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES), o que significa um maior acesso à capacitação de seus professores e colaboradores, acesso a recursos e a destinação de benefícios dos governos federal e estadual. Além disso, terá acesso também à assessoria jurídica especializada para fazer valer os direitos das pessoas com deficiência.

Missão

 

A APAE tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio a familia, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

(19) 3641-1691 - apaevgs@gmail.com
nas redes sociais