Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE de Teodoro Sampaio está em pleno funcionamento desde a sua fundação em 01 de julho de 1987, quando foi realizada a primeira assembleia por iniciativa da comunidade, Igreja Católica, Destilaria Alcídia e autoridades local, compondo-se a primeira diretoria que teve como Presidente a Senhora Silvia Maria Andrade de Nogueira Mollo. Esta necessidade surgiu devido a observação do número de pessoas com deficiência no município que não tinham nenhum tipo de atendimento.
Iniciou-se com um total de 28 pessoas atendidas com atividades escolares, atendimento e acompanhamento social e atendimento com fisioterapeuta e psicóloga, sendo mantido com doações, apoio da comunidade, realização de feiras e eventos; e atualmente conta com convênios Municipal, Estadual e Federal, parcerias com pessoas físicas e recursos próprios.
A APAE está localizada na Rua Professor Marcos Antonio Alves Ruzza nº 626, no município de Teodoro Sampaio-SP, situado a região oeste do Estado, com aproximadamente 22.000 habitantes. É uma Entidade sem fins lucrativos, predominantemente da Assistência Social, de atendimento, seus serviços são de Proteção Social Especial de Média Complexidade para pessoas com deficiências e suas famílias na defesa e garantia de direitos, executando atividades pertinentes aos atendidos e seus familiares. Tem como finalidade a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, defesa de direitos e a promoção de sua inclusão à vida comunitária e familiar. Atua nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação especial.
É uma unidade de serviços sócio assistenciais, da rede municipal que está referenciada pelo CRAS e CREAS e é a única entidade no município que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, publico alvo da assistência social. Atende também pessoas dos assentamentos, do Distrito do Planalto do Sul e assentamentos do Município de Mirante do Paranapanema. Tem representatividade nos conselhos CMAS, CMDCA, Conselho da Saúde, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Conselho da Educação, conselho do Idoso e Conselho do Meio Ambiente.
Atende atualmente 75 pessoas com deficiência intelectual e múltipla na faixa e seus familiares.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, atendimento e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Valores

 

  • Ética;
  • Qualidade;
  • Organização;
  • Transparência;
  • Respeito;
  • Responsabilidade;
  • Solidariedade;
  • Cidadania. 

(18) 3282-1422 - apae.teodoro@hotmail.com
nas redes sociais