Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itu - APAE - é uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, atende crianças, jovens, adolescentes e adultos com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias através das áreas de assistência social, educação, saúde e atuação com ações preventivas, de promoção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa, entre outros.

Foi fundada em 06 de dezembro de 1967, por um grupo de abnegados que sentiram a necessidade de criar um atendimento que valorizasse, acolhesse e preparasse o excepcional para sua justa integração à sociedade.

Seus presidentes foram: Olavo Valente de Almeida, sendo sucedido por Carolina de Moraes Macedo, Anna Carolina de Arruda B. M. Pacheco e Armando Micai e Antonio Meneghini atual presidente.

Seu primeiro endereço foi na Rua Floriano Peixoto, antigo prédio do Velório Municipal, atendendo aproximadamente 08 alunos. Mais tarde, devido a necessidade de ampliação, passou a ocupar a sua sede anterior localizada a Rua Madre Maria Basília, 124 – Centro, através de um regime de comodato com a Prefeitura de Itu válido por 50 anos, cuja escritura foi lavrada em 1982. Após quase 10 anos de construção, com a colaboração de diversos segmentos públicos, privados e sociedade a Sede Própria foi construída numa área de mais de 14.000 m2, situada à Avenida Daniel Ratti, 253, Pinheirinho, inaugurada em 29 de julho de 2017.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa e garantia de direitos para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Visão

 

Ser referência na prestação de serviços nas áreas de assistência social, saúde e educação para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Valores

 

  • Ética, transparência e qualidade
  • Comprometimento
  • Respeito a diversidade
  • Atitude responsável e colaborativa
  • Evidenciar talentos e competência.

(11) 4022 4604 - falecom@apaeitu.org.br
nas redes sociais