Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

O significado da sigla APAE se deu em 1954 com a criação da primeira APAE no Brasil, fundada em Guanabara no Rio de Janeiro, por uma mãe de uma criança com deficiência mental, que não mais suportando ver seu filho internado em hospitais e tendo conhecimento de outras crianças que viviam escondidas em casas e porões, tomou iniciativa de reunir-se com as famílias e propor a fundação de uma entidade que assistisse a essas crianças proporcionando-lhe condições dignas de vida. Foram esses familiares que deram esse nome: Associação (grupo de pessoa) de Pais (próprios pais) e Amigos (pessoas da sociedade que compõe a diretoria) dos Excepcionais (especiais aquelas pessoas que diferem dos padrões normais).

 

Frente à necessidade da criação de um espaço que ofertasse serviços especializados, de assistência social, educação e saúde, voltados para a pessoa com deficiência, foi fundada a APAE de Potirendaba – SP, que através de um grupo de pais se organizou e com o apoio da sociedade e poder público; iniciou suas atividades em 29 de junho de 2005.

 

A existência da APAE no município é de suma importância, haja vista que o município apresenta uma demanda crescente por vagas, sendo que atualmente, possui 49 usuários, grande parte desses encontram-se em situações de risco e vulnerabilidade social, exigindo para tanto, um trabalho de preservação e  fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e  o fortalecimento da função protetiva das famílias diante de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

 

A APAE de Potirendaba – SP não se limitam ao atendimento dos usuários no âmbito local, estende a sua proposta aos municípios vizinhos que precisam encaminhar casos de pessoas com deficiência.

 

Todas estas atividades são realizadas de forma individual, em grupo e comunitária prestadas pela equipe técnica e monitores para a pessoa com deficiência, cuidadores e familiares.

 

Missão

 

A APAE de Potirendaba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e realizar a prestação de serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social, direcionadas a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todo o seu ciclo de vida, e a construção de uma sociedade mais justa e solidaria.

(17) 3249-3403 - apaepotirendaba@hotmail.com
nas redes sociais