Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Nossa instituição foi fundada após um levantamento realizado pela Prefeitura Municipal de Patrocínio Paulista, através do serviço social, no início de 1984, que constatou a existência de um grande número de crianças e adolescentes com deficiências no município.                        

No início, a APAE funcionava em uma sala do prédio do Fundo Social da cidade, atendendo treze crianças e adolescentes com deficiência. Em 1992 foi inaugurado o pavilhão I da APAE, na Avenida Diamante, e dois anos mais tarde o pavilhão II foi construído. Passou a ser reconhecida como escola de Educação Especial em 1995, quando reconheceram as pessoas com deficiências como pessoas capazes de frequentarem escolas especiais ou serem incluídas nas escolas comuns. A APAE atendia 63 pessoas em sala de aula e 12 nos atendimentos ambulatoriais. Em 2005 a escola passou a ser chamada Escola de Educação Especial Juca de Andrade, sendo que na época atendia 72 alunos em sala de aula, além de 19 pessoas em atendimentos ambulatoriais. Hoje, atendemos 93 pessoas com necessidades especiais. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar para atender a todos, de acordo com suas necessidades.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direito e prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

 

Visão

 

Garantir a sustentabilidade financeira com excelência de serviços de apoio especializado à pessoas com deficiência. Fortalecer a rede de voluntários, parceiros e famílias. Influenciar as políticas públicas do município. Preferir pessoas com paixão pelo que faz.

 

Valores

 

- Ética;

- Defesa dos direitos da pessoa com deficiência;

- Respeito às diferenças;

- Comprometimento com a missão;

- Trabalho em equipe;

- Eficácia;

- Eficiência;

- Profissionalismo.

 

 

(16) 3145-1846 - contato@apaepatrociniopaulista.org.br
nas redes sociais