Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Em 12 de abril de 1979 movidos por grandes ideais e muita força de vontade, Dona Maria Aparecida Rodrigues da Costa mãe de uma criança especial junto com um grupo de são-miguelenses reunira-se no Clube Recreativo Bernardes Junior com o propósito de colocar em prática o projeto de fundação da unidade da APAE. A primeira aula foi ministrada pela professora Terezinha Passos em 08 de agosto de 1979, no prédio onde funcionava uma capela ao lado da antiga santa Casa da cidade. A inauguração propriamente dita aconteceu no dia 01 de setembro de 1979 sob as bênçãos do Pároco da cidade Padre Francisco. Houve muita dificuldade no inicio, pois não tinha apoio político na época, não tinha transporte nem lanche para os assistidos. Não poderemos se esquecer de alguns nomes que foram muito importantes para o crescimento da Entidade como médicos Dr. Paulo Régis, Dr. Edgar Sampaio Filho e Dr. Sérgio Nunes Leite que atendia os assistidos gratuitamente, o Sr. Paulo Boka que doava verduras, buscava doações em sítios, organizava festas, e com o auxilio do Sr. Ariosto Araújo ele conseguiu o terreno onde a Apae está localizada até hoje, e o Sr. Miguel Gomes pai de um assistido especial na qual a Escola o homenageia com o seu nome.Apesar de todos os problemas e dificuldades que certamente enfrentaram, seguiram firmes, rompendo barreiras e preconceitos, oferecendo as pessoas com deficiência no município uma oportunidade, um novo rumo, uma nova perspectiva, na qual somos muito gratos até hoje.Nesses 38 anos de existência da APAE, destacamos que a EEE “Miguel Gomes” é a única Entidade especializada para o atendimento as pessoas com deficiência no município, proporcionando a inclusão social dos nossos assistidos desde sua fundação até os dias atuais. Possuímos uma equipe completa e especializada na área educacional e terapêutica, uma diretoria presente, pais e voluntários que não medem esforços para que o atendimento seja de excelência. E contamos com o apoio da comunidade principalmente nos eventos que oferecemos, sendo o principal, no inicio de setembro a nossa tradicional Festa da Apae com o espetáculo de dança da Mostra de Artes onde nossos assistidos fazem um show, cada ano com um tema diferente, mostrando assim o enorme potencial artístico que possuem. Com isso conseguimos angariar fundos para manter nossos serviços e manutenção de nosso prédio  que no decorrer dos anos só evoluiu, antigamente uma simples casa e hoje com diversas aquisições tais como salas terapêuticas equipadas, quadra coberta, piscina aquecida, play ground adaptado, transporte próprio para os assistidos da cidade e alguns bairros rurais.

Missão

 

Nossa missão expressa à filosofia da nossa Entidade entendendo que o processo de um trabalho bem feito é parte fundamental e determinante na formação do cidadão e seu desenvolvimento se dá pela crença na possibilidade transformadora da educação que propicia independência, liberdade e auto-realização. Temos como finalidade prestar serviço de natureza educacional, social e saude especializada aos assistidos com deficiência intelectual, múltipla (deficiência intelectual associada à outra deficiência) e transtorno global de desenvolvimento, que necessitem de apoio pervasivo, oferecendo ajudas e apoios contínuos, diversificando o currículo funcional visando um planejamento individual e ainda oferecendo atendimentos complementares dos serviços especializados nas áreas de saúde e assistência social que se façam necessários.

Visão

 

Engajamento dos pais ou responsáveis, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa dos direitos e prestação de serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde.

Valores

 

DOS VALORES INSTITUCIONAIS

A APAE de SÃO MIGUEL ARCANJO tem como valores institucionais o Profissionalismo, a Ética, o Amor, a Dedicação, a Competência e o Comprometimento.

(15) 3279-2076 - apaesma@gmail.com
nas redes sociais