Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Analisando um pouco da história, é possível verificar claramente que as pessoas  com deficiência, ao longo de sua trajetória, sofreram a exclusão, a segregação, o abandono. Os princípios e valores morais que regiam a vida social foram trazendo, com o passar dos anos, alterações quanto á visão da deficiência, seus conceitos e formas de tratamentos. Surgem iniciativas de atenção e proteção. Instituições especializadas foram criadas no início do século XIX e seu aumento se deu a partir da década de 30. Entre elas a Assosciação de Pais e Amigos dos Excepcionais. No Brasil a primeira no Rio de Janeiro com a vinda de Beatrice Bemis dos Estados Unidos no dia 11 de dezembro de 1954. Este dia é Consagrado como Dia Nacional das Apaes.
A APAE de Presidente Prudente, fundada em 17 de outubro de 1968 por Muriel Oliveira Iamada, é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos.

Missão

 

A Apae de Presidente Prudente tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio á família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Atendimento com qualidade às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Visão

 

Todo ser humano necessita de condição física, psíquica, intelectual, social adequada para seu desenvolvimento. A pessoa com deficiência apresenta fatores internos e externos que atrasam o seu desenvolvimento global sendo necessárias ações que permitam o desenvolvimento de habilidades ou recuperá-las. Cada passo durante este processo representa um avanço na conquista de mais autonomia. 

(18) 3311-3000 - apae@recriaprudente.org.br
nas redes sociais