Site acessível em libras
Tamanho das fontes

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN - entenda o que é

Em 3/20/2018 às 13:52

21 DE MARÇO

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.

O QUE É SÍNDROME DE DOWN (SD)?

A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, que pode ser total ou parcial. Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de um em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns de nível genético.

Há uma maior probabilidade da presença de SD em relação à idade materna, e isto é mais frequente a partir dos 35 anos, quando os riscos de gestar um bebê com SD aumentam de forma progressiva.

Embora as alterações cromossômicas da SD sejam comuns a todas as pessoas, nem todas apresentam as mesmas características, nem os mesmos traços físicos, tampouco as malformações. A única característica comum a todas as pessoas é o déficit intelectual.

Cerca de 50% das crianças com SD apresentam problemas cardíacos, algumas vezes graves, necessitando de cirurgia nos primeiros anos de vida.

Além das características físicas, pessoas com SD apresentam uma tendência em demonstrar afetividade na interação com a família e as pessoas com quem convivem. São mais atuantes na sociedade, estão inseridos em escolas, no âmbito do mercado de trabalho, possuem vida social ativa e menos reclusa. A conscientização dos pais sobre a estimulação e o papel de facilitadores são fatores ímpares para o desenvolvimento adequado.  

 No Brasil estima-se que 300 mil pessoas tem a Síndrome e que destas, 30 mil estejam em São Paulo.

 POR QUE O DIA 21?

No dia 21 de março comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional da Síndrome de Down, data escolhida porque se escreve como 21/3 (ou 3-21), numa alusão à trissomia do cromossomo 21, isso porque as pessoas com Síndrome de Down carregam 3 cromossomos número 21.

 A data é comemorada desde 2006 e tem como objetivo mostrar a importância da luta das pessoas com Síndrome de Down pela garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.

A APAE de São Sebastião conta com profissionais altamente especializados que desenvolvem programas técnicos/terapêuticos e pedagógicos criados e planejados para atender com qualidade as necessidades das pessoas com Síndrome de Down e suas famílias.

Através de ações planejadas desenvolvidas ao longo do ano, nossa equipe busca derrubar a maior barreira enfrentada pelas pessoas com Síndrome de Down e que tem direito a uma vida saudável e feliz: o preconceito.

 

Fonte: APAE de São Sebastião

(12) 3892-3985 - apae.ss@uol.com.br
nas redes sociais