Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE Chavantes nasceu da necessidade de atender crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla que recebiam acompanhamento no “Centrinho” - sala de aula na Rede Municipal de Ensino, e em instituições especiais que se localizavam nos municípios da região (Ipaussu, Ourinhos).

                        Era uma demanda significativa que mobilizava muitas famílias a se locomoverem às essas cidades de transporte escolar do município, o que causava transtorno para os pais que ficavam ali na instituição por grandes períodos, assim como gerava alto custo para o município.

                        Sensibilizados com essa situação e no sentido de atender a própria população, um grupo de pessoas voluntarias e imbuídas de boa vontade e com apoio do poder público local, se mobilizaram em prol da abertura de uma entidade que atendesse as pessoas com deficiência intelectual, formada por profissionais especializados. As dificuldades foram superadas com o esforço coletivo de todas as pessoas que se envolveram na causa.

            Assim, a APAE Chavantes – “APAE Rosalinda Haddad” foi fundada em 2005. Seu caráter é filantrópico e sem fins lucrativos. O nome “Rosalinda Haddad” foi escolhido em Assembleia em homenagem a uma menina especial com dificuldades múltiplas, cuja família teve participação na fundação da cidade.

Nestes 12 anos de existência a entidade tem realizado atendimentos nas áreas de assistência social, saúde e educação especial. Recebem atenção assistencial observando se os direitos de proteção, estão sendo atendidos no âmbito familiar e comunitário, e esses acessam os benefícios que lhe são de direito como o Benefício de Prestação Continuada, Bolsa Família e outros que atenda famílias em situação de vulnerabilidade. Em trabalho de equipe realiza reuniões socioeducativas com os responsáveis para fornecerem orientações e informações necessárias. Também é realizado trabalho de inclusão no mercado de trabalho dos usuários com deficiência intelectual. A Assistência Social, na busca de garantia de direitos, articula com os serviços de políticas setoriais os atendimentos necessários para que os usuários recebam atenção imprescindível à sua qualidade de vida.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, atendimento e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

 

Visão

 

Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa dos direitos e prestação de serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde. 

 

Valores

 

Organização, Ética, Transparência, Solidariedade, Responsabilidade e União.

União: Atuação da equipe técnica, voluntários , colaboradores que atuam diretamente e indiretamente, assistidos e seus familiares.

(14) 3342-2304 - apaechavantes@hotmail.com
nas redes sociais