Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cândido Mota – APAE, foi fundada em 20/04/92 e instalada em 02/02/98. Está localizada à Rua Angelo Pipolo, 1.725, na cidade de Cândido Mota, Estado de São Paulo, é uma Entidade particular, de caráter filantrópico, que tem por finalidade o atendimento gratuito a crianças, adolescentes e adultos (a partir do nascimento, sem limite de idade), portadores de deficiências ou com atraso no desenvolvimento. Assim, é uma Associação Civil de direito privado, beneficente, de assistência social, de caráter educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros.

   Em fevereiro  do ano de 1998,  a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cândido Mota, deu início as suas atividades, tendo como objetivo a integração efetiva dos alunos na família, comunidade e sociedade em que vivem, garantindo-lhes o direito ao exercício pleno da cidadania. Nesta data, contava com uma sala de aula, com 15 (quinze) alunos em período parcial. Hoje atende a 125 (cento e vinte e cinco) usuários. Além do município de Cândido Mota, recebe usuários dos municípios de Cruzália e Florinea.

 

   Horário de funcionamento da APAE:

    Das 7:00 hs. às 18:00 hs. (funcionários)

    Das 8:00 hs. às 12:00 hs. (usuários de período parcial)

    Das 12:00 hs.às 16:00 hs. (usuários de período parcial)

    Das 8:00 hs. às 16:00 hs. (usuários de período integral)

 

         Atendimentos Oferecidos

         São oferecidos atendimentos nos setores de: Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia solo/hidroterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Pedagógico e Informática.

          Salientamos, que as triagens são realizadas por todos os técnicos e discutidas semanalmente em reunião de equipe. Os casos que vêm encaminhados da rede de ensino regular, quando não se enquadram nos atendimentos oferecidos pela entidade são dadas orientações aos profissionais que com eles trabalham.

 

        Projetos Desenvolvidos

       São desenvolvidos diretamente com os usuários os projetos:

 - Casa Modelo - Currículo Funcional Natural

- Orquidário, Fruticultura, Horticultura e Jardinagem

- Embalagens para Presentes

- Culinária

- Laboratório de Informática

- Bordados Diversos

- Sabão em Barra             

- Educação Física – Expressão Corporal                

Salientamos que os projetos, além dos objetivos específicos de cada, visam desenvolver e/ou conservar  os conceitos acadêmicos básicos, respeitando as limitações e dificuldades de cada usuário, assim como valorizar o potencial de cada um.

                    

Instalações Oferecidas

-Unidade I-Casa Modelo,

                     -Unidade II - Unidade escolar (sala de exercícios e expressão corporal, cozinha, refeitório, 05 (cinco) salas de aula/oficinas/projetos. Cada sala conta com dois banheiros)

                              -Unidade III - Cozinha/repartições utilizadas por voluntárias

                                -Unidade IV – Unidade Terapêutica Administrativa/Assistência Social (sala de espera, recepção, copa, depósito, área de serviço, sala de apoio técnico – oficina, sala de embalagens e corte de caixas, oficina de artesanatos diversificados, sala de reuniões, diretoria /coord. Pedagógica, secretaria, sala de psicologia, sala de fonoaudiologia, sala de fisioterapia, sala de terapia ocupacional, sala de informática, sala de jogos, brinquedoteca, 05 (cinco) banheiros, piscina aquecida contando com 02 banheiros com duchas quentes, 01 ducha fria, trocador,  depósito e  casa de máquinas.                 

- quadra poliesportiva coberta

- almoxarifado

- orquidário

 

                                     Recursos Financeiros

                                      A Apae já recebeu verba de emenda parlamentar destinadas por Deputados Estaduais, para compra de equipamentos, construção, reformas e pequenos reparos. Foi contemplada também com verba do Lions Clube Internacional e Rotay Clube da Suécia.

      A entidade é mantida através de verba recebida da Prefeitura Municipal de Cândido Mota, Cruzália e Florinea; Convênio da Educação Estadual (apenas referente a quarenta e três alunos), Quadro de Sócios Contribuintes, Promoções realizadas pela Diretoria, Funcionários e Lions Clube.

 

(18) 3341-2008 - apae@cmotanet.com.br
nas redes sociais