Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Carlos-SP-APAE foi fundada em 26 de maio de 1962. É uma entidade civil, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde.

A justificativa central do trabalho da APAE de São Carlos pauta-se nos princípios ditados pela Declaração dos Direitos Humanos de equiparação de oportunidades, defesa dos direitos e de luta contra todas as formas de exclusão da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento do Tipo Autista.

A proposta de trabalho volta-se para o oferecimento de uma possibilidade mais ampla de promover qualidade de vida, bem estar, o desenvolvimento, a inclusão social, escolar e no mercado de trabalho de seu público alvo através dos serviços oferecidos, sem qualquer ônus às famílias ou responsáveis.

As ações propostas visam o acompanhamento/atendimento por meio de equipe multiprofissional: professores especializados, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia, nutrição, psicopedagogia, odontologia, psiquiatria, pediatria e enfermagem; e adotam como método base o Currículo Funcional e Natural que é um modelo centrado na pessoa, com atenção a sua independência. Os objetivos de ensino precisam ter significado necessariamente aplicados no dia a dia, para isso tem-se uma mudança de atitude frente à deficiência, ou seja, embasa-se todo o ensinamento para aquilo que apesar das dificuldades possa ser explorado e incorporado na individualidade do aluno, possibilitando o desenvolvimento do potencial dos alunos/assistidos atendidos.

Para o desenvolvimento das ações propostas, a APAE possui estrutura física, recursos humanos e materiais, que permitem um serviço de qualidade necessário e urgente que a clientela demanda.

 

 Público Alvo

 

  • Pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Pessoas com Deficiência Intelectual;
  • Pessoas com Deficiência Múltipla (intelectual associada ou não a outras deficiências);
  • Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo;
  • Familiares das pessoas atendidas;
  • Comunidade (avaliação e diagnóstico/prevenção).

 

Faixa Etária


  •  Desde o nascimento até a idade adulta

 

 Modalidade de Atendimento


  • Período parcial ou integral de acordo com a disponibilidade de vaga.

Missão

 

A Apae de São Carlos tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Pautando-se nos princípios ditados pela Declaração dos Direitos Humanos de equiparação de oportunidades, defesa dos direitos e de luta contra todas as formas de exclusão da pessoa com deficiência, a APAE de São Carlos tem por finalidade acolher e atender a pessoa com Deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista, na busca de sua autonomia, superação do preconceito, interação com o meio, a inclusão social, escolar e mercado de trabalho. 

Valores

 

Permitir o livre acesso aos serviços, após avaliação realizada pela equipe multiprofissional e análise da capacidade de atendimento, sem preconceitos de origem, raça, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminação;

Oferecer programas nas áreas de Educação, Assistência Social e Saúde, adequados aos interesses, necessidades e possibilidades dos usuários/assistidos, abrangendo todos os aspetos que favoreçam seu desenvolvimento global, proporcionando melhoria na qualidade de vida, igualdade de direitos, deveres e de oportunidades;

Proporcionar ao educando uma formação integral, como elemento de auto realização, preparação para o trabalho e a formação básica do cidadão, mediante o exercício efetivo dessa condição, numa perspectiva de aprender a aprender sempre;

Proporcionar ao educando exemplos de vida comunitária e fraterna por meio de vivência e ações de toda a comunidade educativa e da família;

Estimular estudos e pesquisas relativas à população atendida.

(16) 2107.5151 - apaesc@apaesaocarlossp.org.br
nas redes sociais