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Histórico

 

A Escola de Educação Especial (Regina Maria Rocha da Silva) APAE, (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Fé do Sul), foi fundada em Setembro de 1973, pela necessidade de se ter um local onde as pessoas que apresentavam deficiência intelectual pudessem ser atendidas, em um ambiente lúdico, socializando e desenvolvendo suas habilidades, pois não havia APAE na região.

No início para conseguir alunos os profissionais da Instituição juntamente com as escolas, prefeituras e pessoas da sociedade fizeram buscativas, visitas domiciliares para encontrarem pessoas com deficiência intelectual para frequentarem a Instituição.

As buscativas e visitas foram possíveis pelo fato da cidade ser menor naquela época, portanto facilitou o desenvolvimento para os dados estatísticos.

A Instituição não ficou restrita apenas para as pessoas do município de Santa Fé do Sul, mais sim a toda região.

A maior dificuldade encontrada para matricular os alunos foi a não aceitação dos familiares com seus filhos que apresentavam deficiência intelectual, e também pelo fato de ser uma instituição recente na cidade. A Instituição iniciou-se com apenas 02 professores, os mesmos visitaram outras Apaes para adquirirem conhecimento e implantar trabalhos educativos e outros procedimentos que contribuíssem para o melhor desenvolvimento da APAE.

O corpo clínico era totalmente incompleto, somente em 1978, é que foi contratado 01 psicólogo e 01 médico, mais não eram especialistas para atender as pessoas com deficiência intelectual.

O local onde está situada a APAE hoje era uma construção que apresentava diversas problemáticas, como a falta de infraestrutura. A APAE recebia apoio da Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul e da sociedade que contribuía mensalmente com valores em dinheiro para manter a Instituição.

Nesta época a Instituição era dirigida pela Sra. Leila Moreira Gomes que tinha uma filha que apresentava deficiência intelectual e frequentava a Instituição.

Os convênios iniciais foram a L.B.A, FUNABEM, FEBEM e entre outros. Em seu tempo de administração houve também reforma no Estatuto, visando assim garantir os direitos das famílias, usuários e entidade.

Tudo foi se tornando melhor com o passar dos tempos, e de acordo com os ideais, atualmente a APAE  de Santa Fé do Sul é beneficiada com convênios como: Secretaria de Educação, Fundeb, Convênio Federal, Convênio Estadual e as Prefeituras Municipais dos seguintes municípios: Santa Clara D`Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D`Oeste, Santana da Ponte Pensa, Rubinéia, Nova Canaã Paulista e Três Fronteiras. Também para se manter a Instituição desenvolve eventos pelo menos três vezes ao ano.

A APAE presta serviço de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Sócioassistenciais.

Missão

 

A Apae tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestações de serviços, apoio à família, direcionada a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

(17) 3631-1847 - apaesantafe@hotmail.com
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