Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de José Bonifácio/SP, é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, fundada em 20 de Maio de 1.972.

No período de sua fundação, era uma área rural, onde as terras foram doadas para a formação de um núcleo de entidades assistenciais, iniciando com a criação da ABAM (Associação Bonifaciana dos Amigos dos Menores) e depois de alguns anos, uma área foi cedida para a criação da APAE.

 Ao longo desses anos vem desenvolvendo um trabalho de caráter assistencial, de saúde, sócio pedagógico, cultural e artístico junto às pessoas com deficiência intelectual, múltiplas e transtornos globais do desenvolvimento sejam elas: física, mental ou sensorial, visando também à inclusão escolar e social, a inserção do deficiente no mercado de trabalho e a aquisição da melhora na autoestima que será adquirida a partir de um bom trabalho desenvolvido com os mesmos, sendo eles pertencentes aos setores mais carentes da sociedade. Além desses atendimentos prestados às pessoas com deficiência intelectual, atende também às famílias e a comunidade, através de orientações, palestras e encaminhamentos.  

Atualmente atende a 122 usuários/alunos, de ambos os sexos (crianças, adolescentes e adultos), sem distinção de cor, raça, credo religioso ou situação socioeconômica, provenientes de nossa cidade e dos municípios de Ubarana, Planalto, Nipoã e Zacarias. Essas pessoas recebem atendimento: pedagógico, psicológico, fonoaudiólogo, terapia ocupacional, fisioterapêutico, pediátrico, assistência social, nutricional e frequentam atendimentos de equoterapia. Os recursos que utilizamos para manter os atendimentos, trabalhos e projetos na entidade são provenientes de verbas municipais, estaduais e federais. Contamos também com outros recursos de complementação, como telemarketing, eventos, campanhas, leilões, sócio-contribuintes.

Muitas foram e são as pessoas dedicadas à missão desta Instituição; pais, profissionais e verdadeiros AMIGOS unidos no objetivo de mostrar que o déficit intelectual não é um obstáculo a uma vida produtiva e feliz.

 

 

 

Missão

 

MISSÃO: Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.

(17) 3245-2345 - apaejb@oquei.com.br
nas redes sociais