Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE de Salto foi fundada em 08 de maio de 1970, após iniciativa de um grupo de pais de deficientes intelectuais, em reunião no Centro Comunitário da cidade, com o auxílio do Monsenhor Mário Negro, Padre da Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat.

 Os deficientes intelectuais passaram a receber atendimento teraopêutico e assistência escolar, inicialmente, na Rua Prudente de Moraes, 537, no Centro da Cidade, em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal.

Em 1974, a Prefeitura Municipal de Salto, cedeu à entidade um terreno, para que a mesma pudesse construir uma sede própria e filiar-se à Federação Nacional das APAEs, a fim de funcionar nos mesmos parâmentros da referida federação.

 Em 1976 iniciou-se a construção da Sede Escola da Instituição, que já atendia 35 pessoas portadoras de deficiência intelectual, sendo inaugurada em 11 de Outubro de 1980.

A concepção filosófica do desenvolvimento da APAE de Salto esteve, desde o seu início, voltada à defesa de direitos, à participação das famílias e dos próprios deficientes intelectuais, bem como à prestação de serviços.

Durante todos esses anos procuramos desenvolver um trabalho em prol da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, visando sua autonomia, desenvolvimento e sua integração à vida comunitária.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio a família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

 Manter-se como referência na prevenção, nos processos de reabilitação, habilitação, inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Valores

 

 Ética nas relações e no exercício das atividades, busca constante da excelência nos serviços, projetos e programas, responsabilidade social, comprometimento com a causa, transparência e trabalho em equipe.

(11) 4029-1162 - adm01@apaesalto.com.br
nas redes sociais