Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Serrana, fundada em 20/10/1982 completou neste ano 34 anos, prestando serviços nas áreas de saúde, assistência social e pedagógica. Possui sede e foro no município de Serrana, estado de São Paulo e funciona em prédio cedido pela Prefeitura Municipal. A APAE é uma associação beneficente de assistência social com duração indeterminada e fins não econômicos.

Atualmente atende aproximadamente 73 alunos, sendo 30 crianças/adolescentes, incluindo atendimentos ambulatoriais e institucionais. É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, reconhecida como Escola de Educação Especial de acordo com a portaria da Diretoria Regional de Ensino em 12/12/1990 e publicada no D.O.E. de 14/12/1990 da Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto – SP.

O sistema educacional abrange a Educação Infantil, Estimulação Precoce, Ensino Fundamental (Escolarização I e II, Programa Pedagógico Sócio Educacional).

A entidade tem por finalidade promover a autonomia, a defesa de direitos, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de seus usuários. Conta com uma equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. A ação da equipe é sempre pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução de sobrecarga do cuidador decorrente da prestação de cuidados diários e prolongados.

Em Serrana a criação da APAE não foi por famílias de excepcionais e sim, por pessoas que conscientes da necessidade e do direito a Educação, se preocuparam em criar uma Escola Especial para atender com qualidades esta clientela.

Sendo assim a APAE de Serrana foi fundada em 1982 pelo Rotary Club de Serrana, tendo como local o Clube Recreativo da cidade, com a finalidade de garantir os direitos de pessoas deficientes, buscando desenvolver atividades voltadas para a integração, o desenvolvimento e crescimento, defesa, valorização da diversidade e a promoção da dignidade dos atendidos junto à comunidade onde vivem, considerando suas necessidades e anseios e contribuir para sua inserção social.

(16) 3987-1889 - apaeserrana@hotmail.com
nas redes sociais