Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Guaíra surgiu quando um grupo de pessoas se reuniu e decidiu fazer algo em prol à pessoa com deficiência intelectual, que pudesse oferecer aprendizado, convivência e desenvolvimento.

  A promotora Maria Claudia de Souza, que era promotora na época, recebia muitas solicitações para atendimento à pessoa com deficiência intelectual. Motivada a fazer algo, convidou os amigos Nicanor Nogueira Branco e Professora Claudeci Vicente Alves Branco para criarem uma instituição que pudesse atender esse público.

Na época Nicanor era delegado na cidade de Barretos e amigo de Geraldo Antônio Correa, que presidente da APAE nessa cidade. Geraldo colocou-se à disposição para apoio nessa luta. Juntaram-se a eles a senhora Maria Jeanete, e todos os dias iam a APAE de Barretos com a finalidade de adquirirem conhecimentos para o funcionamento da APAE em Guaíra.    

O vigário Pe. Valdecyr do Espírito Santo ungiu as bênçãos na Instituição. No dia 06 de Dezembro de 1976, no Fórum Local, realizaram uma Assembléia para aprovação do Estatuto Social, eleição e posse dos primeiros dirigentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaíra.

  A instituição é composta por uma Diretoria Executiva, Procuradoria Jurídica, Conselho Administrativo e Fiscal. Tendo um quadro de funcionários composto de: Diretor Técnico, Coordenador Técnico, Coordenador Pedagógico, Equipe administrativa, Equipe Técnica Interdisciplinar, Cuidadores e Equipe Operacional e de Apoio (Cozinheiras, Motoristas e Serviços Gerais). A equipe de atendimento direto é específica e habilitada para a prestação de serviços especializados às pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários composta por assistentes sociais, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicopedagogo, fonoaudióloga, fisioterapeuta,  enfermeira, médicos(neurologista, pediatra e psiquiatra), cuidadores e professores.

Os serviços são executados nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação em interface as políticas de Cultura e Esporte para pessoas com deficiência intelectual, múltipla e TEA (transtorno do espectro autista) e suas respectivas famílias, conforme finalidades estatutárias.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Ser uma organização de excelência criando condições para o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência preferencialmente intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista através da prestação de serviços de assistência social, educação e saúde.

(17) 3331-2760 - secretaria@apaeguaira.org.br
nas redes sociais