Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

A APAE de Andradina é uma associação civil, beneficente de assistência social, filantrópica, de caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo, profissionalizante e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada.

A APAE de Andradina foi fundada em 27.09.1973, por um grupo de amigos que sentiram a necessidade de proporcionar um atendimento digno e especializado às pessoas com deficiência e suas famílias, dado que na Região não havia nenhum segmento que contemplasse tal demanda, cujas limitações eram agravadas por violações de direitos.

A APAE de Andradina atende os municípios de Andradina, Castilho, Murutinga do Sul, Guaraçaí e Nova Independência. Atualmente são 320 usuários inscritos nos programas e projetos ofertados dentro da entidade.

Atua nas três áreas: Assistência Social, Educação e Saúde, desenvolvendo ações especializadas com equipe multidisciplinar em busca da autonomia da pessoa com deficiência, contribuindo para sua inclusão social, escolar e no mercado de trabalho.

O atendimento na área de Educação compreende as modalidades de ensino abrangendo: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Séries Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, Educação para o Trabalho, Programa Socioeducacional, Atendimento Educacional Especializado – AEE e Transtorno do Espectro Autista – TEA, contando com: 01 diretor, 28 professores pedagógicos, 01 de informática, 02 educação física, 01 artes, 01 música e dança, 03 coordenadores pedagógicos, 05 auxiliares de professores, 03 estagiários e mais 07 funcionários do grupo de apoio.

A área de Saúde conta com uma Equipe Multidisciplinar com profissionais que buscam constantemente o aperfeiçoamento e especialização, sendo: 01 médico neurologista, 01 psiquiatra, 03 fisioterapeutas, 03 fonoaudiólogas, 03 psicólogas, 01 nutricionista, 02 enfermeiras, 02 terapeuta ocupacional, 01 dentista.

O programa socioassistencial desenvolve ações do serviço de proteção social especial para pessoa com deficiência, sua família e cuidadores, visando atender os objetivos institucionais de garantir o atendimento especializado, assegurando direitos e potencializando autonomia e inclusão social.

As ações assistenciais são realizadas por 04 assistentes sociais, 01 psicológico e sua equipe, em conjunto com as áreas Educacional e de Saúde da entidade, buscando assim, uma intervenção multidisciplinar que favoreça o processo educacional e a formação pessoal da pessoa com deficiência.

A entidade evoluiu significativamente com um trabalho intenso, para cumprir adequadamente os compromissos estatutários, as adequações as questões da inclusão, as novas abordagens, demais normas, com rigor, responsabilidade e transparência administrativa, com o propósito de solucionar, atualizar, reconduzir ações e objetivos, aprimorando e garantindo a qualidade dos programas em desenvolvimento.

Atualmente conta com 87 pessoas contratadas para executar todo trabalho, buscando a constante qualificação, para o melhor desempenho.

Tem trabalhado intensamente para manter sua estrutura física no melhor padrão de montagem e preservação da manutenção com qualidade. O trabalho se desenvolve sempre voltado para cumprir sua missão de educar, apoiar as famílias, qualificar os profissionais, reunindo-os para um atendimento integrado, alicerçados por uma gestão comprometida com os objetivos propostos.

(18) 3722-3081 - apaeandradina@uol.com.br
nas redes sociais