Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

 

De acordo com os registros escritos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sales Oliveira foi fundada há 35 anos, em 3 de abril de 1981, por um grupo de pessoas de boa vontade, preocupadas com o bem estar-fisico-mental-social e educacional das pessoas com necessidades especiais. Com as dificuldades da época, as diretorias advindas angariavam recursos para colaborar com a Escola de Educação Especial da APAE de Orlândia, e assim as crianças eram atendidas no município vizinho.

            Após 11 anos de fundação, no ano de 1992, o município recebeu a equipe técnica de Batatais (6a. Regional das APAEs do Estado de São Paulo) que orienta o município e voluntários para a realização do censo regional, onde se evidenciou uma média de 100 casos de pessoas que necessitavam de recursos especializados, o que levou à conscientização da necessidade de que o atendimento fosse realizado no município.

            Com a união de pais e amigos deu-se início ao Projeto de Estimulação Precoce, um trabalho de prevenção dedicado às crianças de 0 a 6 anos.

            Apesar de não ter local adequado, as atividades foram iniciadas na garagem do antigo prédio do centro de Saúde.

            Após 3 anos de trabalho as atividades foram transferidas para o Centro de Convivência da Criança, visando proporcionar melhores condições de espaço e socialização entre as crianças.

            Em 1996, o pequeno grupo apaeano acreditou na possibilidade de um espaço físico mais amplo e funcional para a clientela atendida.

            No ano de 1998, a Entidade atendia 42 casos especiais, incluindo atendimento ambulatorial e os projetos: Cooperação Técnica com a Rede de Ensino e Brasil Criança Cidadã.

            Em 22 de maio de 1999 foi inaugurada a nova sede, onde a Escola de Educação Especial “Alegria de Vencer” iniciou suas atividades.A designação adotada pela Escola foi votada em Assembléia Geral pelo conselho Regional de Diretores de 25 APAEs, inclusive da Procuradora Geral da Federação das APAEs do Estado de São Pulo e do delegado Regional da Federação, escolhendo assim o nome fantasia para a Escola.

            Passou a receber, no ano de 2.000, também as crianças e os jovens do vizinho município de Nuporanga, situado a 14 Km de Sales Oliveira, em parceria com a Assistência Social e Prefeitura Municipal daquele município.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

 

Garantir a sustentabilidade financeira com excelência de serviços de apoio especializado à pessoas com deficiência. Fortalecer a rede de voluntários, parceiros e famílias. Influenciar as políticas públicas do município. Preferir pessoas com paixão pelo que faz.

Valores

 

A  APAE de Sales Oliveira tem como valores institucionais a ética, a defesa de direitos da pessoa com deficiência, o respeito às diferenças, o comprometimento com a missão, o trabalho em equipe, a eficácia, a eficiência e o profissionalismo.

(16) 3852-4113 - apaesalesoliveira@hotmail.com
nas redes sociais