Site acessível em libras
Tamanho das fontes

APAE de Mogi Guaçu inaugurou a Sala de Integração Sensorial

Em 6/18/2018 às 06:46

Foi inaugurada na última sexta, 15 de junho, a Sala de Integração Sensorial da APAE de Mogi Guaçu. “Essa sala era um sonho antigo, e como todo sonho, não podia continuar sendo sonhado sozinho. Foi através de Sidmar Rafael Tomé e sua esposa Naura F. de Sousa Tomé que Ezequiel Miquéias e sua esposa Michele Melo, proprietários da empresa guaçuana Spider Projeto, que esse sonho se tornou realidade”, explica Rita de C. Gadagnotto Cezaroni, Terapeuta Ocupacional da APAE.

A Spider Projetos doou e montou todos os equipamentos para que os usuários da APAE pudessem ter mais esse recurso terapêutico associado aos seus tratamentos. Esse projeto também teve a parceria de Andrian Pimentel Nucci, da Shopfiso, que doou todos os tatames para a sala e também de Antonio Acassio da Silva que possibilitou a compra do material necessário para avaliação dos pacientes.

Muitos adultos e crianças com deficiência apresentam disfunções de integração sensorial, tornando-se, portanto, público alvo para essa sala, a qual além de contar com equipamentos próprios para o desenvolvimento, também conta com uma equipe especializada formada por três terapeutas ocupacionais e uma fisioterapeuta.

Rita explica que a Integração Sensorial é o processo pelo qual o cérebro organiza as informações (estímulos que chegam), de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente. Essa resposta adequada é necessária para a interação social, o brincar, o desenvolvimento de habilidades motoras, a aprendizagem, atenção, concentração e muitos outros benefícios para independência no dia a dia de cada um. “Nela são trabalhados os cinco sentidos conhecidos pela maioria das pessoas (visão, audição, tato, paladar e olfato) mais o sistema vestibular e o proprioceptivo”.

“Hoje só temos a agradecer essas pessoas iluminadas que acreditam que a vida é muito mais que dinheiro, que o homem tem jeito sim e que ajudar o próximo, ainda é a melhor forma de vencer. A vida é muito mais que palavras. É atitude”, finaliza Rita.

Juntem-se a nós!

 

Fonte: Redação

(19) 3861-1234 - recepcao@apaemogiguacu.com.br
nas redes sociais