Site acessível em libras
Tamanho das fontes
institucional

Histórico

 

Situada na Alameda da Saudade, número 100, no bairro da Vila Pereira, a APAE de Matão é uma sociedade civil de caráter assistencial e educativo, que não visa lucros, sendo seu trabalho totalmente voltado aos alunos com necessidades especiais.

A criação da APAE de nossa cidade se deu em 15 de agosto de 1966, resultado da iniciativa da comunidade matonense, interessada em criar no nosso município um trabalho pedagógico voltado às crianças portadoras de deficiências. Na ocasião, uma diretoria provisória foi constituída para, depois de dois meses, em 10 de outubro de 1966, ser nomeada sua primeira diretoria definitiva que, desde aquela época, vem sendo sucedida por colaboradores abnegados e dedicados.

Por um período de mais de vinte anos a Loja Maçônica da cidade de Matão prestou um serviço voluntário e respondeu como mantenedora da entidade.

Dando continuidade a esse trabalho e com o mesmo propósito, a APAE - Matão, na atualidade, tem uma Diretoria Executiva constituída por voluntários (empresários e pais de alunos), não visa lucros e nem concede bonificações ou vantagens aos dirigentes ou associados, sob nenhuma forma. Seu trabalho está totalmente voltado às pessoas com deficiências.

Atualmente, na APAE estão matriculados 182 alunos distribuídos em dois períodos, manhã e tarde e 105 ex-alunos que estão incluídos no mercado de trabalho e recebem atendimentos junto à equipe do programa de educação especial para o trabalho. Os alunos começam a frequentar a entidade a partir dos 5 anos de idade e, de acordo com a suas necessidades, são encaminhados aos serviços que a APAE dispõe nas áreas da educação (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação Especial para o Trabalho), Saúde (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Enfermagem), Assistência Social (Centro Dia), alem de programas e projetos (Cão Terapia, Equoterapia, Programa Saúde na Escola, Integração Sensorial, Grupo Ser Mais, Jardim Sensorial e  Autodefensoria).

O Público alvo da APAE de Matão é a pessoa com deficiência intelectual e múltipla com necessidade de apoio pervasivo.

Missão

 

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e Múltipla e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

Visão

 

Ser a referência na prevenção, nos processos de reabilitação, habilitação, e inclusão social da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. 

Valores

 

 A APAE de Matão atua com princípios de

  •     Qualidade;
  •     Trabalho em Equipe;
  •     Ética;
  •     Organização;
  •     Determinação;
  •     Transparência;
  •     Empreendedorismo solidário;
  •     Responsabilidade social e
  •     Cidadania.

(16) 3221-5108 - apae.matao@apaematao.org.br
nas redes sociais